Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21438
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Processos de subjetivação em perfis de influenciadoras digitais: uma análise discursiva sobre procedimentos estéticos no instagram
Autor(es): Conceição, Gabriela Andrade
Data do documento: 22-Fev-2024
Orientador: Santos, Jocenilson Ribeiro dos
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo acerca dos processos de subjetivação de seguidores de influenciadoras digitais, a partir de publicações sobre procedimentos estéticos na rede social Instagram. Este trabalho circunscreve-se na área de estudos linguísticos, particularmente no campo teórico dos estudos do discurso. A pergunta central da pesquisa foi: como ocorrem os processos de subjetivação de seguidores de perfis de influenciadoras digitais no Instagram diante dos efeitos de sentidos produzidos pelas postagens sobre a realização de procedimentos estéticos? Partindo deste questionamento, tem-se como objetivo geral da pesquisa compreender como se dão os processos de subjetivação dos seguidores de perfis de influenciadoras digitais, através de postagens, enquanto discursos, feitas por elas acerca da realização de procedimentos estéticos. Para alcançar tal objetivo, são utilizados como aporte teórico os postulados de Foucault (1995, 2008, 2014, 2023), Pêcheux (2006, 2014, 2019), Gregolin (2001, 2004, 2006, 2011, 2018, 2020), Courtine (1988, 2005, 2008, 2011, 2016, 2023), Sargentini (2012, 2022), Milanez (2007, 2011, 2015, 2021), Karhawi (2016, 2022), Paveau (2021) dentre outros autores, cujas leituras de suas obras são fundamentais para o entendimento e a elaboração da dissertação, sobretudo no que se refere aos estudos do discurso, da mídia e do corpo. Quanto à metodologia, a pesquisa possui abordagem qualitativa, baseando-se no método arqueogenealógico proposto por Michel Foucault, bem como os trabalhos em Análise do Discurso que seguem tais proposições, ao considerar o discurso em sua materialidade semiológica e em seu acontecimento histórico. Desse modo, são analisados discursivamente as imagens, as legendas e os comentários das publicações que compõem os enunciados selecionados para a constituição do corpus, pois os enunciados são compostos por esses três elementos e devem ser concebidos de forma conjunta. No decorrer da pesquisa, nota-se que os processos de subjetivação dos seguidores ocorrem à medida que as influenciadoras digitais edificam, por meio do discurso digital e atravessado pelos discursos médico, estéticos e midiáticos, uma relação de proximidade e intimidade com seus seguidores, de modo a ocupar uma posição-sujeito de autoridade, credibilidade e referência a ser seguida. Percebe-se também a presença de regularidades discursivas nas imagens, nas legendas e no modo como as influenciadoras se dirigem aos seguidores, bem como há regularidades em toda o recorte de comentários dos seguidores ao discutirem acerca dos procedimentos divulgados pelas influencers, características que permitem que esses enunciados ganhem destaque na dispersão dos acontecimentos.
Abstract: This dissertation presents a study on the subjectivation processes of followers of digital influencers, based on publications about aesthetic procedures on the social network Instagram. This work is limited to the area of linguistic studies, particularly in the theoretical field of discourse studies. The central question of the research was: how do the subjectivation processes of followers of digital influencer profiles on Instagram occur in the face of the effects of meaning produced by posts about the performance of aesthetic procedures? Based on this question, the general objective of the research is to understand how the subjectivation processes of followers of digital influencer profiles occur, through posts, as discourses, made by them about carrying out aesthetic procedures. To achieve this objective, the postulates of Foucault (1995, 2008, 2014, 2023), Pêcheux (2006, 2014, 2019), Gregolin (2001, 2004, 2006, 2011, 2018, 2020), Courtine (1988, 2005, 2008, 2011, 2016, 2023), Sargentini (2012, 2022), Milanez (2007, 2011, 2015, 2021), Karhawi (2016, 2022), Paveau (2021) among other authors, whose readings of their works are fundamental for the understanding and preparation of the dissertation, especially with regard to studies of discourse, media and the body. As for the methodology, the research has a qualitative approach, based on the archegenealogical method proposed by Michel Foucault, as well as the works in Discourse Analysis that follow such propositions, when considering the discourse in its semiological materiality and historical event. In this way, the images, captions and comments of the publications that make up the utterances selected for the constitution of the corpus are discursively analyzed, as the statements are composed of these three elements and must be conceived together. During the research, it is noted that the processes of subjectivation of followers occur as digital influencers build, through digital discourse and crossed by medical, aesthetic and media discourses, a relationship of closeness and intimacy with their followers, in order to occupy a subject position of authority, credibility and reference to be followed. It is also possible to notice the presence of discursive regularities in the images, in the captions and in the way in which the influencers address their followers, as well as there are regularities in the entire section of comments from the followers when discussing the procedures disclosed by the influencers, characteristics that allow these statements gain prominence in the dispersion of events.
Palavras-chave: Discurso
Processos de subjetivação
Influenciadoras digitais
Instagram
Procedimento estético
Discourse
Subjectivation processes
Digital influencers
Aesthetic procedure
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: CONCEIÇÃO, Gabriela Andrade. Processos de subjetivação em perfis de influenciadoras digitais: uma análise discursiva sobre procedimentos estéticos no instagram. 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado em Letras)- Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21438
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA_ANDRADE_CONCEICAO.pdf5,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.