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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21492
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Projetar mulheres: o álbum de figurinhas como recurso pedagógico no ensino de história no semiárido alagoano |
Autor(es): | Melo, Amanda Monteiro |
Data do documento: | 27-Fev-2020 |
Orientador: | Pinheiro, Lucas Miranda |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de elaborar um álbum de figurinhas com mulheres em diversos tempos e espaços, como recurso pedagógico nas aulas de história, do ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Tendo a região semiárida de Alagoas como espaço de análise e atuação. O álbum é composto por 39 figurinhas e a seleção dos perfis foi feita a partir dos objetos de conhecimento e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Por outro lado, levamos em consideração as constatações feitas por Simone de Beauvoir (1960); Michelle Perrot (2008) e Elaine Pires (2016), ao indicarem que as mulheres precisam de história e que por muito tempo suas vozes foram silenciadas, silêncio este refletido nas aulas de história. Três conceitos indicam caminhos e nos acompanham nesta pesquisa: Semiárido; Gênero e ensino de História, campos vivos, pulsantes, que estão envoltos em lutas, tensões e projetos de sociedade. Assim, o Semiárido de Alagoas é entendido na mesma perspectiva holística de Malvezzi (2007), não se limita aos aspectos naturais, inclui processos políticos, econômicos, sociais e culturais. Com relação ao conceito de gênero, dialogamos com os trabalhos de Federici (2017) Kergoat (2010); Biroli (2018) e Hooks (2013); para elas, o gênero não deveria ser tratado como uma realidade puramente cultural, assim como os diversos marcadores como classe, raça, etnia, regionalidade, geração, sexualidade, trazem especificidades as lutas feministas. Havendo uma interdependência dessas categorias sociais, tanto no plano teórico como na prática dos movimentos sociais de mulheres e trabalhadoras. No que se refere ao ensino de história, conversamos com as produções de Alves (2013); Cerri (2011); Germinari (2011) e Guimarães (2017). Além do álbum de figurinhas, foi criado um blog2 com o perfil das mulheres que fazem parte dessa pesquisa, bem como indicações de fontes que podem ser utilizadas no trabalho de pesquisa em sala de aula por docentes e discentes. Por meio do álbum de figurinhas é possível problematizar os significados de ser mulher em diferentes contextos históricos. Ao se deparar com trajetórias de vida que se aproximam ou se distanciam do modo de viver d@s3 discentes, el@s teriam mais um recurso para se auto reconhecerem como sujeitos da história, da mesma forma que as personagens que compõe o álbum de figurinhas, aparecem como protagonistas de suas próprias vidas. |
Abstract: | This work aims to create an album of figures with women in different times and spaces, as a pedagogical resource in history classes, in elementary school II (6th to 9th grade). Having a semi-arid region of Alagoas as a space for analysis and performance. The album consists of 39 pictures, a selection of profiles made from objects of knowledge and skills of the BNCC. On the other hand, we take into account the findings made by Simone de Beauvoir (1960); Michelle Perrot (2008) and Elaine Pires (2016), indicating that women need history and that for a long time their voices were silenced, silence reflected in history classes. Three concepts identified paths and accompany us in this research: Semi-arid; Gender and history teaching, living, pulsating fields that are involved in struggles, pensions and social projects. Thus, the semi-arid region of Alagoas is presented in the same holistic perspective as Malvezzi (2007), it is not limited to natural aspects, it includes political, economic, social and cultural processes. With regard to the concept of gender, we dialogue with the work of Federici (2017) Kergoat (2010); Biroli (2018) and Hooks (2013), for them, gender should not be treated as a purely cultural reality, as well as several markers such as class, race, ethnicity, regionality, generation, sexuality, specific characteristics such as feminist struggles. Having an interdependence of these social categories, both at the theoretical level and in the practice of the social movements of women and workers. It does not refer to the teaching of history discussed with the productions of Alves (2013); Cerri (2011); Germinari (2011) and Guimarães (2017). In addition to the picture album, it creates a blog with the profile of women who are part of this research, as well as indications of sources that can be used in research work in the classroom, by teachers and students. Through the album of figures it is possible to problematize the meanings of a woman historically. When separating with life trajectories that approach or distance themselves from the way of life of students, the @ are another resource to automatically recognize themselves as characters in the story, in the same way that characters that compose or sticker albums appear as protagonists of your own life. |
Palavras-chave: | História Estudo e ensino Mulheres alagoanas Álbum de figurinhas Ensino de história Gênero História das mulheres Semiárido de Alagoas Sticker album History teaching Genre History of women Semiarid region of Alagoas |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citação: | MELO, Amanda Monteiro. Projetar mulheres: o álbum de figurinhas como recurso pedagógico no ensino de história no semiárido alagoano. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21492 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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