Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Elissandra Silva-
dc.contributor.authorSchneider, Henrique Nou-
dc.date.accessioned2025-03-31T19:56:34Z-
dc.date.available2025-03-31T19:56:34Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.citationSANTOS, E. S.; SHCNEIDER, H. N. Saberes docentes para a tutoria a distância: propondo o ensino online prático-reflexivo. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 135-162, nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ijkem/article/view/81732/46408. Acesso em: 31 mar. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2316-6517-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21496-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.relation.ispartofIJKEMpt_BR
dc.subjectTutoria a distânciapor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectEnsino prático-reflexivopor
dc.titleSaberes docentes para a tutoria a distância: propondo o ensino online prático-reflexivopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é fruto da Dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe a qual teve como objetivo fazer uma reflexão uma reflexão acerca da epistemologia da prática docente no ensino online a partir de Maurice Tardif, Donald Schön, Phillipe Perrenoud e Edgar Morin. Para este artigo fizemos um recorte do que foi feito na Dissertação optando em analisar os saberes docentes para a Tutoria a Distância no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), a partir do viés teórico da “epistemologia da prática profissional dos professores” refletidos por Tardif (2007) e do “ensino prático reflexivo” discutido por Schön (2000). Metodologicamente, esse estudo apresenta-se como um construto teórico de natureza qualitativa sob o enfoque fenomenológico filosófico subjetivista-compreensivista que nos permitiu fazer uma reflexão teórica sobre nossa prática pedagógica na Tutoria a Distância enquanto fenômeno educacional num AVEA – aqui se configurando como campo empírico. Para identificar o fenômeno das interações construídas no AVEA em seus aspectos objetivos e subjetivos, recorri à caracterização de “fenômeno” feita por Lofland (1971). Como resultado, esta pesquisa apresenta uma reflexão crítica sobre o papel da tutoria a distância no ensino online e propõe um conjunto de saberes para a prática docente do professor-tutor com o intuito de promover a construção da aprendizagem reflexiva e formativa no AVEA.pt_BR
dc.description.localFlorianópolispt_BR
Aparece nas coleções:DCOMP - Artigos de periódicos
DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SaberesDocentesTutoriaDistancia.pdf670,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.