Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoeira, Elaine dos Reis-
dc.contributor.authorSchneider, Henrique Nou-
dc.date.accessioned2025-03-31T20:12:31Z-
dc.date.available2025-03-31T20:12:31Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.citationSOEIRA, E. R.; SHCNEIDER, H. N. EAD: percepções de tutores a distância. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 109-134, nov. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ijkem/article/view/81733/46409. Acesso em: 31 mar. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2316-6517-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21497-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.relation.ispartofIJKEMpt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectTutoria a distânciapor
dc.titleEAD: percepções de tutores a distânciapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo foi elaborado a partir da dissertação Mediação da aprendizagem colaborativa – percepções de tutores a distância, defendida na Universidade Federal de Sergipe, no Programa de Pós-Graduação em Educação, no ano de 2013. O objeto do estudo foi a percepção de tutores a distância sobre a mediação da aprendizagem colaborativa, isto é, foram convidados a pensar sobre as suas práticas de tutoria, para que fosse possível pensar como a docência é um elemento em construção nas práticas de tutoria. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, apoiada na Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontaram que a docência é um processo que vem se firmando nas práticas de tutoria, isto é, a maioria dos tutores rejeita a condição de “tarefeiro” e buscam formas de poder exercer a docência de forma pela no contexto da EaD. Alguns pontos merecem uma investigação mais aprofundada para que seja ampliado o debate sobre a formação específica e sobre as práticas de tutoria a fim de compreender a complexa relação entre a formação inicial, a formação continuada e o exercício da docência.pt_BR
dc.description.localFlorianópolispt_BR
Aparece nas coleções:DCOMP - Artigos de periódicos
DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EadPercepcaoTutores.pdf853,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.