Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21545
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNunes, José Rhamar dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-04T10:08:55Z-
dc.date.available2025-04-04T10:08:55Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationNUNES, José Rhamar dos Santos. Robótica e cálculo de volumes no ensino médio. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21545-
dc.description.abstractThis work addresses educational robotics, three-dimensional geometry, and volume calculation in high school. Using technologies like GeoGebra, 3D printing, and Arduino, the research proposes the use of a robotic arm to make the teaching of mathematics more dynamic and practical. The lessons include theoretical introductions followed by practical activities, where students assemble and program the robotic arm to explore mathematical concepts. The method aims to develop technical skills and promote collaboration. Three dimensional visualization through GeoGebra and the manipulation of physical models, printed on a 3D printer, assist in understanding volumes. The practical approach improves comprehension and sparks interest in STEM careers, transforming the learning experience into something more meaningful and stimulating, providing students with a clear and practical understanding of mathematics in action.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectVolumepor
dc.subjectSólidospor
dc.subjectEducational roboticseng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectSolidseng
dc.titleRobótica e cálculo de volumes no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dória, André Vinicius Santos-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a robótica educacional, geometria tridimensional e cálculo de volumes no Ensino Médio. Utilizando tecnologias como GeoGebra, impressão 3D e Arduino, a pesquisa propõe o uso de um braço robótico para tornar o ensino de matemática mais dinâmico e prático. As aulas incluem introduções teóricas seguidas de atividades práticas, onde os alunos montam e programam o braço robótico para explorar conceitos matemáticos. O método visa desenvolver habilidades técnicas e promover a colaboração. A visualização tridimensional através do GeoGebra e a manipulação de modelos físicos, impressos em uma impressora 3D, auxiliam na compreensão de volumes. A abordagem prática melhora a compreensão e desperta interesse em carreiras STEM, transformando a experiência de aprendizado em algo mais significativo e estimulante, proporcionando aos alunos uma vivência clara e prática da matemática em funcionamento.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSE_RHAMAR_SANTOS_NUNES.pdf14,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.