Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21609
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de uma tarefa para determinar viés em interações com expressões faciais emocionais
Autor(es): Costa, José Thiago Dantas
Data do documento: 25-Mar-2025
Orientador: Herrera, Héctor Julian Tejada
Resumo: A forma como interagimos com rostos pode oferecer evidências sobre vieses cognitivos e atencionais. Esta pesquisa é composta por dois estudos que avaliam medidas de avaliação de viés na interação com Expressões Faciais Emocionais (EFEs). O Estudo I tem como objetivo revisar sistematicamente a literatura sobre as intervenções para o Transtorno de Ansiedade Social (TAS) que buscam modificar vieses (CBM-A e CMB-R) e seu impacto na percepção de EFEs. O CBM-A tem por intuito desviar a atenção de estímulos ameaçadores, enquanto o CBM-R objetiva alterar o reconhecimento desses estímulos. O estudo seguiu as recomendações PRISMA de: identificação, triagem e elegibilidade. O estudo foi registrado na plataforma PROSPERO com a identificação CRD42024591700. As bases de dados utilizadas nessa pesquisa foram Google Acadêmico, Web of Science (WoS), SCOPUS, PubMed, LILACS e SCIELO, que trouxeram o montante de 1740. Os critérios de elegibilidade foram o de selecionar: (a) estudos que investigam a relação entre os vieses cognitivos e a avaliação de EFEs no transtorno de ansiedade social por meio de intervenções CBM-A e CBM-R; (b) artigos de Ensaios Clínicos Randomizados e (c) estudos completos com acesso aberto. Ao final do processo, treze artigos elegíveis foram analisados baseados nos descritores, nas bases de dados e nos critérios de inclusão/exclusão definidos. Os resultados indicam que o CBM-A melhora o viés de atenção e os sintomas de TAS, embora sua eficácia varie devido a limitações metodológicas, como amostras e medidas subjetivas. Evidencia-se a necessidade de pesquisas robustas sobre CBM-R e a integração de ferramentas objetivas, marcadores neurofisiológicos, para aprimorar intervenções clínicas baseadas em evidências. O Estudo II é dedicado ao desenvolvimento de uma Tarefa de Determinação de Limiar de Reconhecimento de Expressões Faciais Emocionais (TDLREFE) que seja sensível ao Transtorno de Ansiedade Social (TAS) e a outros desfechos psicológicos, como Alexitimia e Empatia. É apresentada uma medida de limiar subjetivo em espectro para o reconhecimento de EFEs, composta por rostos latinoamericanos, autênticos e validados objetivamente. Embora os resultados não tenham sido favoráveis à relação da TDLREFE e o TAS, essa medida mostrou-se eficiente para detectar Alexitimia em uma população não clínica. Por fim, são apresentadas possíveis aplicações do instrumento, contribuições e insigths para investigações posteriores.
Palavras-chave: Expressões faciais
Viés cognitivo
Viés atencional
Avaliação de viés
Transtorno de ansiedade social
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Psicologia
Citação: COSTA, José Thiago Dantas. Desenvolvimento de uma tarefa para determinar viés em interações com expressões faciais emocionais. 2025. 81 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21609
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE_THIAGO_DANTAS_COSTA.pdf3,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.