Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alexsandro dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-08T14:22:16Z-
dc.date.available2025-04-08T14:22:16Z-
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.citationSilva, Alexsandro dos Santos. O trabalho do(a) assistente social em escolas públicas : demandas no ambiente escolar frente à hegemonia do sistema capitalista. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21611-
dc.description.abstractThe role of social workers within the school setting is an emerging topic in the contemporary educational landscape. Schools, being a microcosmic reflection of society, mirror its intricacies, challenges, and conflicts, highlighting the need for a multifaceted approach to address the requirements of students and their families. Within this backdrop, the social worker is viewed as an essential bridge linking the socio-economic, cultural, and educational needs of pupils. The primary aim of this study was to offer a critical and reflective analysis of the role of Social Service in Education, emphasizing its significance in forging a more inclusive, democratic, and qualitative education. Methodologically, the research relied heavily on an exhaustive literature review to provide context and foundation to the discourse. Key insights from the literature suggest that the social worker's role should not be limited merely to the overt manifestations of social issues. Instead, their intervention should encompass the social, cultural, and structural complexities affecting student development and learning. The literature also underscores the importance of interdisciplinary collaboration, positing that the expertise of social workers, when combined with other educational professionals, offers a comprehensive perspective on educational challenges. In essence, this study accentuates the interventional significance of social workers in the educational milieu and advocates that a critical and reflective stance from these professionals can be foundational in realizing a more equitable, inclusive, and democratic education.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectAssistente socialpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAbordagem críticapor
dc.subjectSocial workereng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectCritical approacheng
dc.subjectSchool transformationeng
dc.subjectSocial serviceeng
dc.titleO trabalho do(a) assistente social em escolas públicas : demandas no ambiente escolar frente à hegemonia do sistema capitalistapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Maria Cecilia Tavares-
dc.description.resumoA atuação do(a) assistente social no ambiente escolar é um tópico em ascensão no cenário educacional contemporâneo. A escola, vista como um reflexo microcósmico da sociedade, espelha suas complexidades, desafios e conflitos, indicando a necessidade de uma abordagem multifacetada para responder às demandas dos estudantes e suas famílias. Dentro desse contexto, a figura do(a) assistente social é percebida como uma conexão vital entre as necessidades socioeconômicas, culturais e educacionais dos alunos. O principal objetivo deste estudo foi realizar uma análise crítica e reflexiva sobre o papel do Serviço Social na Educação, enfatizando sua relevância na construção de uma educação mais inclusiva, democrática e qualitativa. Metodologicamente, a pesquisa foi fundamentada em uma extensa revisão bibliográfica para contextualizar e embasar a discussão. Os principais insights da literatura sugerem que o papel do assistente social não deve ser circunscrito apenas às manifestações mais evidentes da questão social. É fundamental que sua atuação engloba as complexidades sociais, culturais e estruturais que permeiam o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. A literatura também destaca a relevância da colaboração interprofissional, ressaltando que a expertise do(a) assistente social, em articulação com outros profissionais da educação, pode proporcionar uma visão integral dos desafios educacionais. Em síntese, este trabalho trata sobre a importância interventiva do(a) assistente social no contexto escolar e postula que uma abordagem crítica e reflexiva deste profissional pode ser um pilar para a concretização de uma educação mais equitativa, inclusiva e democrática.pt_BR
dc.publisher.departmentDSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexsandro_Santos_Silva.pdf357,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.