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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Grazielle Carregosa-
dc.date.accessioned2025-04-10T12:18:19Z-
dc.date.available2025-04-10T12:18:19Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.identifier.citationSantos, Maria Grazielle Carregosa. Programa de Assistência Estudantil e política de cortes : inviabilização do acesso e permanência de estudantes na Universidade Federal de Sergipe (2015 - 2022). São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21661-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectAssistência estudantil (UFS)por
dc.subjectPolíticas educacionais (Inclusão)por
dc.subjectFórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE)por
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.titlePrograma de Assistência Estudantil e política de cortes : inviabilização do acesso e permanência de estudantes na Universidade Federal de Sergipe (2015 - 2022)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Vera Núbia-
dc.description.resumoO objeto que move essa investigação científica volta-se para à Assistência Estudantil no seu contexto histórico e os impactos causados pelas propostas neoliberais governamentais na atualidade. Tem como objetivo analisar a assistência estudantil a partir da lógica neoliberal adotada pelos governos brasileiros, tendo em vista a mercadorização da educação superior no Brasil, e como objetivos específicos do estudo empreendido: analisar os impactos causados pelo neoliberalismo sobre a educação; compreender o perfil socioeconômico dos estudantes nas universidades, de acordo com pesquisas realizadas pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE); e refletir diante da problemática de cortes, acrescida da ampliação de vagas, gerando uma incoerência em relação a uma ampliação de vagas para o ingresso nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e a ausência de investimentos financeiros para garantir uma educação de qualidade e democrática. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratória qualitativa, bibliográfica e documental realizada a partir do levantamento em artigos e livros, como também em jornais, documentos oficiais e dados levantados na internet. Os dados coletados foram relativos ao período de 2015-2022, dada a intensificação do processo de minimalismo do Estado. Os resultados mostram o processo de expansão das instituições de ensino superior, públicas e privadas, em consonância com a lógica neoliberalista. A assistência estudantil segue o processo de focalização compatível com a lógica neoliberal vigente que secciona as políticas sociais, impondo limites orçamentários para a esfera pública numa aparente mudança. Esta pesquisa também revelou a necessidade de problematizar a ausência de investimentos na educação superior, bem como evidenciou a sua progressiva mercadorização, o que contribui massivamente para a inviabilização do acesso e permanência dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior Públicas, como é a situação da Universidade Federal de Sergipe.pt_BR
dc.publisher.departmentDSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Serviço Social

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