Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRios, Pedro Paulo Souza-
dc.contributor.authorCardoso, Helma de Melo-
dc.contributor.authorDias, Alfrancio Ferreira-
dc.date.accessioned2025-04-10T17:44:34Z-
dc.date.available2025-04-10T17:44:34Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.citationRIOS, P. P. S. CARDOSO, H. M.; DIAS, A. P. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo queer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 98-117, ago. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272/200. Acesso em: 10 abr. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2448-3583-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21682-
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the conception of the professors’ conceptions at the Pedagogy Course of the Federal University of Sergipe, Itabaiana Campus, on the following themes: gender, body and sexuality. To do so, we used a theoretical post-critical perspective. The individuals taking part in the research belonged to the aforementioned course, with whom we applied semi-structured interviews. The studied indicated that, over the last decades, we could notice some advances in relation to the related themes. However, those are in the field of the professors’ individual epidemiological implication, a fact that indicates the need for a change in the curricular structure; in embodies positions by the queer pedagogy, new strategies, attitudes, subversive pedagogical procedures, which demarcates the possibilities of negotiation at the University.eng
dc.description.abstractEste estudio tiene por objetivo reflexionar acerca de la concepción de los docentes del Curso de Licenciatura en Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe, campusde Itabaiana, sobre las temáticas: género, cuerpo y sexualidad. Para ello, se utilizó la perspectiva teórica post-crítica. Los sujetos de la investigación fueron docentes del dicho curso, con los que se aplicaron entrevistas semiestructuradas. El estudio señaló que en las últimas décadas se perciben algunos avances en relación a las temáticas abordadas. Sin embargo, las mismas están en el campo de la implicación epistemológica individual del docente, hecho que señala la necesidad de un cambio en la estructura curricular, incorpora posturas de la pedagogía queery propone una nueva postura política, nuevas estrategias, actitudes, procedimientos pedagógicos subversivos, que demarcan las posibilidades de negociación en la Universidad.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadespor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectTeacher’s trainingeng
dc.subjectGénerospa
dc.subjectSexualidadspa
dc.subjectFormación docentespa
dc.titleConcepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo queerpt_BR
dc.title.alternativeConcepciones de género y sexualidad d@s docentes del curso de licenciatura en pedagogía: por un currículo queerspa
dc.title.alternativeGender conceptions and sexuality of teachers of the course of degree in pedagogy: by a curriculum queereng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo refletir acerca da concepção d@s docentes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, campusde Itabaiana, sobre as temáticas: gênero, corpo e sexualidade. Utilizou-se a perspectiva teórica pós-crítica. Os sujeitos da pesquisa foram docentes do referido curso, com @s quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. O estudo sinalizou que, nas últimas décadas, são perceptíveis alguns avanços em relação às temáticas abordadas. Contudo, as mesmas estão no campo da implicação epistemológica individual d@ docente, fato que sinaliza para a necessidade de uma mudança na estrutura curricular, incorporando posturas da pedagogia queere propõe uma nova postura política, novas estratégias, atitudes, procedimentos pedagógicos subversivos, que demarcam as possibilidades de negociação na universidade.pt_BR
dc.description.localFortalezapt_BR
Aparece nas coleções:CODAP - Artigos de periódicos
DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConcepcoesGeneroDocentesPedagogia.pdf537,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.