Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Denise Cristina Silva-
dc.date.accessioned2025-04-11T11:31:11Z-
dc.date.available2025-04-11T11:31:11Z-
dc.date.issued2024-10-
dc.identifier.citationROSA, D. C. S. Reprodução social e cultural: as contribuições de Bourdieu para o campo educacional. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DO PPGS/UFS, 5., 2024, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: PPGS/UFS, 2024.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21714-
dc.description.abstractThis article aims to reflect on the contributions of Bourdieu's theory to the educational field, emphasizing his theory of capital and reproduction that prevails in the school system. Thus, this work proposes the possibility of internalizing and appropriating Bourdieu's contributions to the educational field, emphasizing the discussions on cultural and social reproduction, linked to the economy of symbolic exchanges. Therefore, the article was able to highlight the contributions and point out some limits of Bourdieu's Sociology of Education. Thus, this article was structured in such a way that we could have a better understanding of Bourdieu's theory, where initially we present a biographical approach on the referred theorist, then we discuss the three fundamental concepts: field, habitus and capital to understand the social world, as well as a theoretical approach to social and cultural reproduction in Bourdieu and, finally, we raise some criticisms about the author's theory, under the eyes of some intellectuals of his time.eng
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do V Seminário Nacional de Sociologia do PPGS/UFS - Sociologia e internacionalização: explorando novos horizontes e desafiospt_BR
dc.subjectSociologia da educação (campo educacional)por
dc.subjectTeoria dos capitaispor
dc.subjectReproduçãopor
dc.subjectTrocas simbólicaspor
dc.subjectSociology of education (educational field)eng
dc.subjectCapital theoryeng
dc.subjectReproductioneng
dc.subjectSymbolic exchangeseng
dc.titleReprodução social e cultural: as contribuições de Bourdieu para o campo educacionalpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as contribuições da teoria de Bourdieu para o campo educacional, enfatizando a sua teoria dos capitais e da reprodução que vigora o sistema escolar. Assim, esse trabalho se propõe, a possibilidade de internalizarmos e nos apropriarmos das contribuições de Bourdieu para o campo educacional, dando ênfase as discussões sobre reprodução cultural e social, vinculada a economia das trocas simbólicas. Para tanto, o artigo pôde destacar as contribuições e apontar alguns limites da Sociologia da Educação de Bourdieu. Assim, esse artigo foi estruturado de tal maneira, que pudéssemos ter uma melhor compreensão da teoria de Bourdieu, onde inicialmente apresentamos uma abordagem biográfica sobre o referido teórico, em seguida, discorremos sobre os três conceitos fundamentais: campo, habitus e capital para compreendermos o mundo social, como também, uma abordagem teórica sobre a reprodução social e cultural em Bourdieu e, por fim, levantamos algumas críticas acerca da teoria do autor, sob o olhar de alguns intelectuais do seu tempo.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:GT 3 - Trabalho, educação e sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReproducaoSocialCulturalBourdieu.pdf276,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.