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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21789
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Cell biology for visually impaired people: a study on inclusion methodologies |
Título(s) alternativo(s): | Biologia celular para deficientes visuais: um estudo sobre metodologias inclusivas Biología Celular para personas con discapacidad visual: un estudio sobre metodologías inclusivas |
Autor(es): | Santos, Ruan Pablo Vieira Reis, Francisco Prado Andrade, Joana Angélica Melo de Feitosa, Vera Lúcia Corrêa |
Data do documento: | Nov-2020 |
Resumo: | Introduction: Inclusive Education is a consequence of changes in social attitudes that have been established throughout history. Objective:This study analyzed the conceptions and practices of teachers who taught blind students and the benefits of using a didactic model (3D cell) adapted for these students. Methodology: 10 teachers were selected from the departments of Biology, Chemistry and Morphology at UniversidadeFederal de Sergipe. As for the 3D cell analysis, three visually impaired students from Biology, Physical Education and Physiotherapy courses were invited. Results:The research demonstrated the main weaknesses in the teacher training process and the little support they receive, thus leading to difficulties in the learning process and the relevance that didactic models can have in this context. Conclusion: Considering that theoretical and methodological foundations of Inclusive Education are based on a conception of quality education for the whole society, a more qualified teachers’ participation is essentialto meet the educational needs of all students, with or without disabilities. |
Abstract: | Introdução: A Educação Inclusiva é uma consequência das mudanças nas atitudes sociais que se estabeleceram ao longo da história. Objetivo: Este estudo analisou as concepções e práticas de professores que ensinavam alunos cegos e os benefícios da utilização de um modelo didático (célula 3D) adaptado para esses alunos. Metodologia: Foram selecionados 10 professores dos departamentos de Biologia, Química e Morfologia da Universidade Federal de Sergipe. Quanto à análise das células 3D, foram convidados três alunos com deficiência visual dos cursos de Biologia, Educação Física e Fisioterapia. Resultados: A pesquisa demonstrou as principais fragilidades no processo de formaçãode professores e o pouco apoio que recebem, levando a dificuldades no processo de aprendizagem e à relevância que os modelos didáticos podem ter neste contexto. Conclusão: Considerando que os fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Inclusiva se baseiam em uma concepção de educação de qualidade para toda a sociedade, uma participação mais qualificada dos professores é essencial para atender às necessidades educacionais de todos os alunos, com ou sem deficiência. Introducción: La Educación Integrada es consecuencia de los cambios de actitudes sociales que se han ido instaurando a lo largo de la historia. Objetivo: Este estudio analizó las concepciones y prácticas de los profesores que impartían clases a estudiantes ciegos y losbeneficios de utilizar un modelo didáctico (celda 3D) adaptado para estos estudiantes. Metodología: Se seleccionaron diez profesores de los departamentos de Biología, Química y Morfología de la UniversidadFederal de Sergipe. En cuanto al análisis de las células 3D, se invitó a tres estudiantes con discapacidad visual de los cursos de Biología, Educación Física y Fisioterapia. Resultados: La investigación demostró las principales debilidades en el proceso de formación docente y el poco apoyo que reciben, lo que genera dificultades en el proceso de aprendizaje y la relevancia que pueden tener los modelos didácticos en este contexto. Conclusión: Considerando que los fundamentos teóricos y metodológicos de la Educación Integrada se basan en una concepción de educación de calidad para toda la sociedad, una participación más calificada de los docentes es fundamental para atender las necesidades educativas de todos los estudiantes, con o sin discapacidad. |
Palavras-chave: | Education Visual disability Didactic models Educação Deficiência visual Modelos didáticos Educación Discapacidad visual Modelos didácticos |
ISSN: | 2525-3409 |
Parte de : | Research, Society and Development |
Idioma: | eng |
Instituição/Editora: | CDRR Editors |
Citação: | SANTOS, R. P. V.; et al. Cell biology for visually impaired people: a study on inclusion methodologies. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 11, p. 01-20, nov. 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10010/9098. Acesso em: 15 abr. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21789 |
Aparece nas coleções: | DMO - Artigos de periódicos |
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