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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Hellen dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-15T13:35:02Z-
dc.date.available2025-04-15T13:35:02Z-
dc.date.issued2024-03-08-
dc.identifier.citationLIMA, Hellen dos Santos. Diagnóstico da comercialização do queijo coalho artesanal ou industrializado em Nossa Senhora da Glória - SE. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agroindústria) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21793-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAgroindústriapor
dc.subjectQueijopor
dc.subjectComercializaçãopor
dc.subjectRotulagempor
dc.subjectSISBIpor
dc.subjectAlto Sertão Sergipanopor
dc.titleDiagnóstico da comercialização do queijo coalho artesanal ou industrializado em Nossa Senhora da Glória - SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Mazzutti, Simone-
dc.description.resumoNa região Nordeste, o queijo coalho é um produto com valor econômico, cultural e social que na sua forma artesanal, pode ser utilizado o leite cru em sua fabricação. No entanto, ele também pode ser obtido em escala industrial utilizando o leite tratado termicamente por meio da pasteurização. No Alto Sertão Sergipano, o queijo coalho tem um papel relevante na vida dos produtores de leite, sendo uma renda tanto para aqueles que fabricam e/ou comercializam o queijo como para os que vendem o leite. Devido a importância para o Alto Sertão Sergipano, esse trabalho buscou diagnosticar o perfil de comercialização deste produto (artesanal ou industrial) na cidade de Nossa Senhora da Glória/SE. Para isso, foram identificados e contabilizados 30 estabelecimentos que realizam a venda desses tipos de queijo no município através da ferramenta do Google Maps. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram convidados a responder um questionário estruturado com seis perguntas abordando a forma de comercialização desses produtos. Além disso, os produtos foram fotografados com a finalidade de analisar características como embalagem, rotulagem, temperatura, cidade de produção, armazenamento, formato do queijo e se o mesmo é vendido fracionado ou inteiro. Os dados coletados foram aplicados na matriz SWOT, uma ferramenta estratégica que analisa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Os resultados analisados mostram que alguns queijos comercializados em Nossa Senhora da Glória atendem os requisitos exigidos pela legislação para queijos artesanais ou industrializados. Nas visitas verificou-se que a maioria dos estabelecimentos comercializam queijo coalho tradicional ou de massa pré-cozida (derrete). Aproximadamente 76% dos queijos avaliados na pesquisa são comercializados sem embalagem ou qualquer forma de rótulo. Os principais problemas verificados foram armazenamento inadequado e ausência de rotulagem em alguns queijos, além de produtos com possíveis falhas na fabricação como furinhos no produto final e higienização. A pesquisa destaca desafios em áreas como armazenamentos, controle de temperatura, embalagem e rotulagem, demandando soluções imediatas. Além disso, sugere-se melhorias na comercialização, como a obtenção do selo de indicação geográfica e a criação de uma rota turística específica para o queijo. Essas propostas visam não apenas resolver questões identificadas, mas também promover o setor e valorizar a autenticidade dos produtos locais.pt_BR
dc.publisher.departmentNEAGROS - Núcleo de Graduação de Agroindústria - Nossa Senhora da Glória - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localNossa Senhora da Glóriapt_BR
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