Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21868
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Eloy, Franciele dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T13:02:10Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29T13:02:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.identifier.citation | ELOY, Franciele dos Santos. Entre o currículo e a prática de dança no ensino médio: um estudo sobre o PNLD e os desafios dos professores de arte. 2025. 31 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21868 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Professores de arte | por |
dc.subject | Livros didáticos | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Dança na educação | por |
dc.title | Entre o currículo e a prática de dança no ensino médio: um estudo sobre o PNLD e os desafios dos professores de arte | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Jussara da Silva Rosa | - |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou analisar os conteúdos programáticos de Dança através dos livros didáticos de linguagens financiados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o Ensino Médio de três escolas da cidade de Nossa Senhora do Socorro-SE. Além disso, o trabalho reflete sobre as práticas dançantes que há neste ambiente e como os profissionais estão atuando nesse cenário escolar. Através de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma análise bibliográfica acerca do PNLD e uma pesquisa de campo, com entrevistas e análises dos materiais didáticos das escolas. Evidenciando, assim, que a reforma no ensino médio ocasionou na grande defasagem dos conteúdos de Arte dentro do PNLD, que incluiu, em um único material didático, as linguagens de Educação Física, Português e Arte, sendo a linguagem artística mais afetada. Com isso, o estudo constatou que os conteúdos de Dança sofreram uma redução drástica em relação aos demais. Ainda persiste uma desvalorização da Dança como conhecimento dentro do ambiente escolar, no entanto, os(as) professores(as) das escolas estudadas, empenham-se em abordar a linguagem da dança em suas práticas, apesar de reconhecerem que o livro didático apresenta uma limitação em seus conteúdos, que é de suma importância como aporte para integração das Artes. | pt_BR |
dc.publisher.department | DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | Aracaju | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Franciele_Santos_Eloy.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.