Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEloy, Franciele dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-29T13:02:10Z-
dc.date.available2025-04-29T13:02:10Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.identifier.citationELOY, Franciele dos Santos. Entre o currículo e a prática de dança no ensino médio: um estudo sobre o PNLD e os desafios dos professores de arte. 2025. 31 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21868-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectProfessores de artepor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectDança na educaçãopor
dc.titleEntre o currículo e a prática de dança no ensino médio: um estudo sobre o PNLD e os desafios dos professores de artept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Jussara da Silva Rosa-
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar os conteúdos programáticos de Dança através dos livros didáticos de linguagens financiados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o Ensino Médio de três escolas da cidade de Nossa Senhora do Socorro-SE. Além disso, o trabalho reflete sobre as práticas dançantes que há neste ambiente e como os profissionais estão atuando nesse cenário escolar. Através de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma análise bibliográfica acerca do PNLD e uma pesquisa de campo, com entrevistas e análises dos materiais didáticos das escolas. Evidenciando, assim, que a reforma no ensino médio ocasionou na grande defasagem dos conteúdos de Arte dentro do PNLD, que incluiu, em um único material didático, as linguagens de Educação Física, Português e Arte, sendo a linguagem artística mais afetada. Com isso, o estudo constatou que os conteúdos de Dança sofreram uma redução drástica em relação aos demais. Ainda persiste uma desvalorização da Dança como conhecimento dentro do ambiente escolar, no entanto, os(as) professores(as) das escolas estudadas, empenham-se em abordar a linguagem da dança em suas práticas, apesar de reconhecerem que o livro didático apresenta uma limitação em seus conteúdos, que é de suma importância como aporte para integração das Artes.pt_BR
dc.publisher.departmentDDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Franciele_Santos_Eloy.pdf4,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.