Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, João Paulo Silva-
dc.date.accessioned2025-04-29T13:15:35Z-
dc.date.available2025-04-29T13:15:35Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Paulo Silva. Muito além do São João do nordeste: estratégias de regionalização da Rede Globo de televisão. 2024. 175 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21869-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the media regionalization strategies of Rede Globo de Televisão specific to the Northeast region, based on some special programs shown in pools at certain times of the year, especially the broadcast of the program “São João do Nordeste”. Such strategies are led by Globo Recife, the Network's only own broadcaster in the region, which until 2018 used the fantasy brand “Globo Nordeste” and which in the broadcasts of these specials takes on the role of head of the regional network. The time frame of the analysis will cover the years 2019 to 2023, aiming to investigate how such strategies were developed before, during and after the Covid-19 pandemic. As a case study, the research will focus on the participation of the TV Sergipe affiliate in São João specials and its strategies for valuing local culture articulated with macro-regional identity. In this way, the work aims to contribute to the research subfield of Communication Geographies, seeking to highlight the role of local- regional broadcasters in the business model of the national television network that leads in audience in the country.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectGeografias da comunicaçãopor
dc.subjectComunicação regionalpor
dc.subjectRegionalização midiáticapor
dc.subjectSistema de afiliadas de TVpor
dc.subjectJornalismo regionalpor
dc.subjectGeographies of communicationeng
dc.subjectRegional communicationeng
dc.subjectMedia regionalizationeng
dc.subjectTV affiliate systemeng
dc.subjectRegional journalismeng
dc.titleMuito além do São João do nordeste: estratégias de regionalização da Rede Globo de televisãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Sonia Aguiar-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como finalidade analisar as estratégias de regionalização midiática da Rede Globo de Televisão específicas para a região Nordeste, a partir de alguns programas especiais exibidos em pool em certas épocas do ano, sobretudo a transmissão do programa “São João do Nordeste”. Tais estratégias são capitaneadas pela Globo Recife, única emissora própria da Rede na região, que, até 2018, utilizava a marca fantasia “Globo Nordeste” e, nas transmissões desses especiais, assume o papel de cabeça de rede regional. O recorte temporal da análise abrangerá os anos de 2019 a 2023, visando investigar como tais estratégias foram desenvolvidas antes, durante e depois da pandemia de Covid-19. Como estudo de caso, a pesquisa terá como foco a participação da afiliada da TV Sergipe nos especiais do São João e suas estratégias de valorização da cultura local articulada à identidade macrorregional. Dessa maneira, o trabalho visa contribuir para o subcampo de pesquisas das Geografias da Comunicação, buscando evidenciar o papel das emissoras locais-regionais para o modelo de negócios da rede nacional de televisão líder em audiência no país.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAO_PAULO_SILVA_OLIVEIRA.pdf3,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.