Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Roana-
dc.contributor.authorRosa, Acassia dos Anjos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-08T12:25:33Z-
dc.date.available2025-05-08T12:25:33Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, R.; ROSA, A. A. S. Curso de produção escrita em espanhol como língua estrangeira na modalidade remota: um olhar para os desafios e superações. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 623-638, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32152/22558. Acesso em: 8 maio 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1982-291X-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21924-
dc.description.abstractThe urgent demand for remote educational activities due to the Covid-19 pandemic incites strategic thought and effective actions that impact basic and higher education. Based on an experience report, this paper presents expectations, challenges, and solutions for preparing, implementing, and assessing a remote extension activity on writing in Spanish, offered to undergraduate students of Spanish from the Universidade Federal de Sergipe (UFS). The teachers/researchers involved assess the action as satisfactory, as it motivated written production and interaction between students, although there were obstacles that led to some adaptation of the course regarding the use of technological resources (such as choosing the platforms for synchronous and asynchronous activities) and pedagogical actions (such as selecting the teaching materials, adapting the duration of the classes and the amount of homework, and proposing more interactive exercises). This work is relevant regarding understanding the course proposal and the specificities of remote education, and it contributes to disseminating actions that promote effective and well-established relations between teaching, research, and extension.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santopt_BR
dc.relation.ispartofRevista (Con)Textos Linguísticospt_BR
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectProdução escritapor
dc.subjectEspanhol como língua estrangeirapor
dc.subjectRemote teachingeng
dc.subjectWritting productioneng
dc.subjectSpanish as a foreign languageeng
dc.titleCurso de produção escrita em espanhol como língua estrangeira na modalidade remota: um olhar para os desafios e superaçõespt_BR
dc.title.alternativeChallenges and solutions for a remotely taught course on writing in Spanish as a foreign languageeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoA urgência para a realização de atividades educacionais remotas, devido ao contexto pandêmico do coronavírus, instiga reflexões e ações efetivas na educação básica e no ensino superior. Com o intuito de compartilhar conhecimentos e vivências práticas, este artigo, que se apoia em um relato de experiência, apresenta as expectativas, desafios e superações na preparação, execução e avaliação de uma ação de extensão, na modalidade remota, do curso de produção escrita em língua espanhola, oferecido a estudantes da graduação em Letras com habilitação em Espanhol da Universidade Federal de Sergipe (UFS). As professoras-pesquisadoras compreenderam a ação como satisfatória, por motivar a produção escrita e a interação entre os alunos, embora tenham encontrado percalços e, portanto, a necessidade de adaptações para a realização do curso, no que se refere tanto ao empreendimento de recursos tecnológicos (escolha das plataformaspara as atividades síncronas e assíncronas), quanto às ações pedagógicas (curadoria do material, adequação ao tempo de aula e à quantidade de atividades semanaisepropostas de exercícios mais interativos). Trata-se de um trabalho relevante no que diz respeito à proposta do curso em si e às especificidades do ensino remoto, contribuindo com a divulgação científica deações que fomentam o estabelecimento e as relações eficazes entre ensino, pesquisa e extensão.pt_BR
dc.description.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:DLES - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CursoEspanholModalidadeRemota.pdf217,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.