Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21924
Document Type: Artigo
Title: Curso de produção escrita em espanhol como língua estrangeira na modalidade remota: um olhar para os desafios e superações
Other Titles: Challenges and solutions for a remotely taught course on writing in Spanish as a foreign language
Authors: Rodrigues, Roana
Rosa, Acassia dos Anjos Santos
Issue Date: Dec-2020
Resumo : A urgência para a realização de atividades educacionais remotas, devido ao contexto pandêmico do coronavírus, instiga reflexões e ações efetivas na educação básica e no ensino superior. Com o intuito de compartilhar conhecimentos e vivências práticas, este artigo, que se apoia em um relato de experiência, apresenta as expectativas, desafios e superações na preparação, execução e avaliação de uma ação de extensão, na modalidade remota, do curso de produção escrita em língua espanhola, oferecido a estudantes da graduação em Letras com habilitação em Espanhol da Universidade Federal de Sergipe (UFS). As professoras-pesquisadoras compreenderam a ação como satisfatória, por motivar a produção escrita e a interação entre os alunos, embora tenham encontrado percalços e, portanto, a necessidade de adaptações para a realização do curso, no que se refere tanto ao empreendimento de recursos tecnológicos (escolha das plataformaspara as atividades síncronas e assíncronas), quanto às ações pedagógicas (curadoria do material, adequação ao tempo de aula e à quantidade de atividades semanaisepropostas de exercícios mais interativos). Trata-se de um trabalho relevante no que diz respeito à proposta do curso em si e às especificidades do ensino remoto, contribuindo com a divulgação científica deações que fomentam o estabelecimento e as relações eficazes entre ensino, pesquisa e extensão.
Abstract: The urgent demand for remote educational activities due to the Covid-19 pandemic incites strategic thought and effective actions that impact basic and higher education. Based on an experience report, this paper presents expectations, challenges, and solutions for preparing, implementing, and assessing a remote extension activity on writing in Spanish, offered to undergraduate students of Spanish from the Universidade Federal de Sergipe (UFS). The teachers/researchers involved assess the action as satisfactory, as it motivated written production and interaction between students, although there were obstacles that led to some adaptation of the course regarding the use of technological resources (such as choosing the platforms for synchronous and asynchronous activities) and pedagogical actions (such as selecting the teaching materials, adapting the duration of the classes and the amount of homework, and proposing more interactive exercises). This work is relevant regarding understanding the course proposal and the specificities of remote education, and it contributes to disseminating actions that promote effective and well-established relations between teaching, research, and extension.
Keywords: Ensino remoto
Produção escrita
Espanhol como língua estrangeira
Remote teaching
Writting production
Spanish as a foreign language
ISSN: 1982-291X
Is part of: Revista (Con)Textos Linguísticos
Language: por
Publisher / Institution : Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: RODRIGUES, R.; ROSA, A. A. S. Curso de produção escrita em espanhol como língua estrangeira na modalidade remota: um olhar para os desafios e superações. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 623-638, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32152/22558. Acesso em: 8 maio 2025.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21924
Appears in Collections:DLES - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CursoEspanholModalidadeRemota.pdf217,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.