Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21974
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | A integração das TDIC no ensino da língua portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | The integration of TDIC in teaching portuguese language |
Autor(es): | Sobral, Denson Andre Pereira da Silva |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Este artigo analisa como as TDIC estão sendo integradas no ensino da língua portuguesa nas escolas públicas do Estado de Sergipe. Para tanto, selecionou-se, por meio da página eletrônica do Repositório Institucional do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Sergipe (RI-UFS), um corpuscomposto pelas dissertações defendidas no período compreendido entre os anos de 2015 a 2019. Os dados foram analisados com base nos estudos de Presky (2005), Lévy (2010) e Almeida e Valente, (2011). Os resultados apontam que o processo de integração das TDIC nas aulas de língua portuguesa ainda é lento e isolado, uma vez que as ações realizadas pelos docentes nas escolas não passam pela articulação entre TDIC, currículo, gestão escolar e políticas públicas. Além disso, a integração das TDIC no ensino da língua materna corre o risco de se encerrar nas iniciativas dos professores que as realizam, no caso, dos docentes em formação em nível de mestrado, pois, a maioria delas não tempossibilidade de serem aplicadasem outras instituições escolares do Brasil, já que não observa todas as especificidades e demandas das diferentes realidades educacionais das escolas brasileiras. |
Abstract: | This article analyzes how TDIC are being integrated into the teaching of Portuguese in public schools in the State of Sergipe. To this end, it was selected, through the website of the Institutional Repository of the Professional Master of Modern Languages (PROFLETRAS) of the Federal University of Sergipe (RI-UFS), acorpus composed of dissertations defended in the period between the years 2015 to 2019. The data were analyzed based on the studies of Presky (2005), Lévy(2010) and Almeida and Valente (2011). The results show that the process of integrating TDIC in Portuguese language classes is still slow and isolated,since the actions taken by teachers in schools do not go through the articulation between TDIC, curriculum, school management and public policies. In addition, the integration of TDIC in the teaching of the mother language runs the risk of ending up in the initiatives of the teachers who carry them out, in this case, of teachers in training at the master's level, since most of them cannot be applied in other school institutions in Brazil, since it do not observe all the specificities and demands of the different educational realities of Brazilian schools. |
Palavras-chave: | Integração TDIC Ensino Língua portuguesa Integration TDIC Teaching Portuguese language |
ISSN: | 2175-6600 |
Parte de : | Debates em Educação |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Editora da Universidade Federal de Alagoas - EDUFAL |
Citação: | SOBRAL, D. A. P. S. A integração das TDIC no ensino da língua portuguesa. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. esp, p. 298-321, set. 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12322/9093. Acesso em: 9 maio 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21974 |
Aparece nas coleções: | DLEV - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TdicEnsinoLinguaPortuguesa.pdf | 561,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.