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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22052
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | O impacto do livro didático da educação de jovens e adultos na percepção de alunos e de professores |
Autor(es): | Santos, Sonaly Sobral |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Orientador: | Attie, João Paulo |
Resumo: | Esta pesquisa analisa o impacto do Livro Didático (LD) na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando as percepções de professores e alunos e teve como objetivo compreender se o livro didático pode ou não contribuir na qualidade do ensino e da aprendizagem na EJA, de acordo com as percepções de alunos e de professores. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em um estudo de caso, e utilizou a análise de conteúdo para interpretar os dados coletados. O estudo foi realizado em uma escola de referência da modalidade, com aplicação de questionários para professores e alunos, além da análise documental da legislação que garante o direito à educação e também do Programa Nacional do Material e do Livro Didático (PNLD) EJA. A análise dos dados foi estruturada em categorias emergentes, buscando compreender as relações entre o LD e os desafios específicos da EJA. Os resultados apontaram que, embora o LD seja considerado um recurso importante, a escola não adotou livros didáticos, e essa ausência influencia na qualidade do ensino, dificultando o planejamento das aulas e sobrecarregando os docentes na busca por materiais adequados à especificidade da EJA. Para os alunos, a falta do LD prejudica o aprendizado, reduzindo a motivação e o desempenho acadêmico, situação que evidencia a urgência da retomada do PNLD EJA para o Ensino Médio. |
Abstract: | This research analyzes the impact of Textbooks (LD) on Youth and Adult Education (EJA), considering the perceptions of teachers and students, and aimed to understand the possible contributions and limitations of the use of Textbooks for teaching and learning. The research adopted a qualitative approach, based on a case study, and used content analysis to interpret the data collected. The study was carried out in a reference school for this modality, with the application of questionnaires to teachers and students, in addition to the documentary analysis of the legislation that guarantees the right to education and also of the National Program for Material and Textbooks (PNLD EJA). The data analysis was structured in emerging categories, seeking to understand the relationships between Textbooks and the specific challenges of EJA. The results indicated that, although Textbooks are considered an important resource, the school did not adopt textbooks, and this absence influences the quality of teaching, making lesson planning difficult and overloading teachers in the search for materials appropriate to the specificity of EJA. For students, the lack of LD harms learning, reducing motivation and academic performance, a situation that highlights the urgency of resuming the PNLD EJA for High School. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Direito à educação Políticas públicas Livros didáticos Right to education Public policies Textbook |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SANTOS, Sonaly Sobral. O impacto do livro didático da educação de jovens e adultos na percepção de alunos e de professores. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22052 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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