Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Roseane Santos-
dc.date.accessioned2025-05-16T13:15:10Z-
dc.date.available2025-05-16T13:15:10Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Roseane Santos. Poluição hídrica por elementos-traço: ensino da tabela periódica por meio de uma sequência didática. 2024. 93 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22065-
dc.description.abstractThis research presents a qualitative approach aimed at understanding students’ perceptions of water pollution caused by trace elements, relating it to the chemical content of the Periodic Table, and encouraging reflection on the preservation of water resources. For this purpose, a Didactic Sequence (DS) titled “Unveiling Water Pollution by Trace Elements: A Path to Understanding and Awareness” was designed and implemented over three weeks, comprising six 50-minute lessons. The study involved 16 first-year high school students from a public school in the state of Sergipe. Initially, 15 students expressed sensory-based conceptions about the sources of water pollution. By the end of the Didactic Sequence, a shift in perception was observed, as these students identified additional pollution sources. However, some participants found it challenging to change their initial views. Additionally, 12 students provided reflective responses, fostering socio-environmental reflections and discussions on the preservation of water resources. However, establishing a connection between the topic and chemical content proved difficult for some students.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectTabela periódicapor
dc.subjectTeaching of Chemistryeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectPeriodic tableeng
dc.titlePoluição hídrica por elementos-traço : ensino da tabela periódica por meio de uma sequência didáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Fraga, Luciano Evangelista-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender as concepções dos alunos sobre a poluição hídrica por elementos-traço, relacionando ao conteúdo químico de Tabela Periódica, assim como promover uma reflexão a respeito da preservação dos recursos hídricos. Para essa finalidade elaborou-se e aplicou-se a Sequência Didática (SD), intitulada, “Desvendando a poluição dos recursos hídricos por elementos-traço: Uma trajetória de compreensão e conscientização”, a qual foi desenvolvida em um período de três semanas, totalizando seis aulas de cinquenta minutos. A pesquisa foi desenvolvida para 16 alunos da primeira série do Ensino Médio em colégio da rede pública de ensino do Estado de Sergipe. A princípio 15 alunos apresentaram concepções de origem sensorial acerca das fontes de poluição dos recursos hídricos, sendo que ao final da aplicação da Sequência Didática, observou-se uma mudança de concepção, uma vez que esses alunos apresentaram outras fontes de poluição, mas alguns participantes tiveram dificuldade de modificar suas concepções inicias. Foi possível notar também que 12 alunos apresentaram respostas de caráter reflexivos, promovendo reflexões socioambientais, assim como a preservação dos recursos hídricos. No entanto para estabelecer uma associação entre a temática e o conteúdo químico, notou-se que alguns alunos apresentaram dificuldade.pt_BR
dc.publisher.departmentDQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roseane_Santos_Nascimento.pdf4,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.