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dc.contributor.authorLima, Silvia Nascimento Gois-
dc.contributor.authorSantos, Sindiany Suelen Caduda dos-
dc.contributor.authorSilva, Maria do Socorro Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-05-19T17:12:45Z-
dc.date.available2025-05-19T17:12:45Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLIMA, S. N. G.; SANTOS, S. S. C.; SILVA, M. S. F. Ensino híbrido na escola e no manguezal: modelo de rotação por estações para estudo dos impactos socioambientais nos manguezais em Aracaju-SE. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 8, n. especial, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15607/11789. Acesso em: 19 maio 2025pt_BR
dc.identifier.issn2359-4993-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22130-
dc.description.abstractThe application of innovative methodological strategies, in the classroom, is fundamental to the teaching and learning processrelated to Environmental Education (EA) on the analysis of ecosystem degradation, such as mangroves. The article aims to analyze how the Rotation by Seasons Model stimulates student autonomy and protagonism, within the scope of critical EA, from the studyof socioenvironmental impacts in the mangroves of Aracaju-Se. Thus, the research, with a qualitative approach, was structured in the following pedagogical steps: conversation circle, Brainstorming and Rotation Model by Seasons. During the activities, the students talked about the theme, answered the guiding question and developed the proposals contained in the stations. The results demonstrate the relevance of hybrid pedagogical practices in the formation of critical and reflective subjects. The articulation of these elements can assist in the construction of a new model of socio-environmental rationality, aimed at the conservation of mangroves.eng
dc.description.abstractLa aplicación de estrategias metodológicas innovadoras en el aula es fundamental para el proceso de enseñanza y aprendizaje relacionado con la Educación Ambiental (EA) para el análisis de la degradación de ecosistemas, como los manglares. El artículo tiene como objetivo analizar cómo el Modelo de Rotación por Temporadas estimula la autonomía y el protagonismo de los estudiantes, en el ámbito de la EA crítica, a partir del estudio de los impactos socioambientales en los manglares de Aracaju-Se. Así, la investigación, con un enfoque cualitativo, se estructuró en los siguientes pasos pedagógicos: círculo de conversación, lluvia de ideas y modelo de rotación por temporadas. Durante las actividades, los estudiantes hablaron sobre el tema, respondieron la pregunta orientadora y desarrollaron las propuestas contenidas en las estaciones. Los resultados demuestran la relevancia de las prácticas pedagógicas híbridas en la formación de sujetos críticos y reflexivos. La articulación de estos elementos puede ayudar en la construcción de un nuevo modelo de racionalidad socioambiental, orientado a la conservación de los manglares.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofRevista Sergipana de Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectProtagonismo estudantilpor
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectStudent leadershipeng
dc.subjectAutonomíaspa
dc.subjectMetodologías activasspa
dc.subjectProtagonismo estudiantilspa
dc.titleEnsino híbrido na escola e no manguezal: modelo de rotação por estações para estudo dos impactos socioambientais nos manguezais em Aracaju-SEpt_BR
dc.title.alternativeHybrid education at school and into manguezal: rotation model by seasons to study socio-environmental impacts on manguezais in Aracaju-SEeng
dc.title.alternativeEnseñanza híbrida en la escuela y en el manglar: modelo de rotación estacional para el estudio de impactos socioambientales en los manglares de Aracaju-Sespa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoA aplicação de estratégias metodológicas inovadoras, em sala de aula, é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem referente à Educação Ambiental (EA) para a análise de degradação dos ecossistemas, a exemplo dos manguezais. O artigo visa analisar como o Modelo de Rotação por Estações estimula a autonomia e o protagonismo estudantil, no âmbito da EA crítica, a partir do estudo dos impactos socioambientais nos manguezais de Aracaju-Se. Dessa forma, a pesquisa, de abordagem qualitativa, foi estruturada nas seguintes etapas pedagógicas: roda de conversa, Brainstorminge Modelo de Rotação por Estações. Durante as atividades, os alunos dialogaram sobre a temática, responderam à questão norteadora e desenvolveram as propostas contidas nas estações. Os resultados demonstram a relevância de práticas pedagógicas híbridas na formação de sujeitos críticos e reflexivos. A articulação desses elementos pode auxiliar na construção de um novo modelo de racionalidade socioambiental, voltado para a conservação dos manguezais.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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