Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Sheila Fabiana de Souza Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-26T13:04:45Z-
dc.date.available2025-05-26T13:04:45Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationPAIVA, Sheila Fabiana de Souza Oliveira. Consciência Fonológica, cantigas de roda na alfabetização, anos iniciais educação básica: leitura/ escrita. 2024. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22174-
dc.description.abstractAnchored in the scope of Language, more specifically in the Portuguese Language curricular component, this research aims to investigate the manifestations of learning in Literacy, initial grades of basic education, in public school classes in the town of Mirorós, in Ibipeba (BA). The focus is on metalinguistic skills related to the initial learning to read, through traditional nursery rhymes. The objective of which is to explore the acquisition of writing and reading, specifically examining the relationship between these processes and the phonological awareness of students in the literacy cycle. The activities were designed as didactic proposals, in order to provide detailed instructions for the development of phonological awareness. Contained, in turn, in a manual developed as a collection of activities aligning the aforementioned discipline with nursery rhymes. They were produced in accordance with the National Common Curricular Base (BNCC), using the fields of knowledge and skills according to each proposed activity. Finally, we seek to encourage teachers in the initial grades of Elementary School to incorporate oral activities based on songs into their classes along with phonological games, poetry, rhymes, alliteration, rhymes, tongue twisters and rhyming stories.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectCantigas de rodapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectPhonological awarenesseng
dc.subjectNursery rhymeseng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.titleConsciência Fonológica, cantigas de roda na alfabetização, anos iniciais educação básica: leitura/ escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Morengo, Sandro Marcio Drumond Alves-
dc.description.resumoAncorada no âmbito da Linguagem, mais especificamente no componente curricular de Língua Portuguesa, esta pesquisa visa investigar as manifestações de aprendizado na Alfabetização, séries iniciais da educação básica, em turmas das escolas públicas do povoado de Mirorós, em Ibipeba (BA). O foco recai sobre as habilidades metalinguísticas relacionadas ao aprendizado inicial da leitura, por meio de cantigas tradicionais de roda. Cujo objetivo é explorar a aquisição da escrita e da leitura, especificamente examinando a relação desses processos com a consciência fonológica dos alunos no ciclo da alfabetização. As atividades foram elaboradas como propostas didáticas, de modo a fornecer instruções detalhadas para o desenvolvimento da consciência fonológica. Contidas, por sua vez, em um manual desenvolvido sob coleção de atividades alinhando a disciplina supracitada às cantigas de roda. Elas foram produzidas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando os campos de conhecimento e as habilidades de acordo a cada atividade proposta. Por fim, buscam-se incentivar os professores das séries iniciais, do Ensino Fundamental, a incorporar em suas aulas atividades orais baseadas em cantigas juntamente com jogos fonológicos, poesias, rimas, aliterações, parlendas, trava- línguas e histórias rimadas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHEILA_FABIANA_SOUZA_OLIVEIRA_PAIVA.pdf519,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.