Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22209
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMatos, Maria Alice de Jesus-
dc.contributor.authorSilva, Maria do Carmo Evaristo da-
dc.date.accessioned2025-05-27T12:42:10Z-
dc.date.available2025-05-27T12:42:10Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.identifier.citationMatos, Maria Alice de Jesus; Silva, Maria do Carmo Evaristo da. “Questão Social”, pobreza e direito à educação : um estudo acerca do acesso e trajetória escolar dos estudantes de ensino fundamental beneficiários do programa Bolsa Família e do BPC na Escola Municipal João Francisco de Andrade. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22209-
dc.description.abstractThis study aims to assess access to quality education by students who benefit from social income transfer programs. The general objective was to analyze access to quality education by elementary school students who benefit from the Bolsa Família and BPC programs at the João Francisco de Andrade Municipal School in São Cristóvão/SE, between 2012 and 2022. The specific objectives were: 1) To contextualize the ideological and political debate on the relationship between Brazilian educational policy and poverty based on the conditionalities of the BPC and Bolsa Família programs; 2) To outline the profile of elementary school students who benefit from the Bolsa Família and BPC programs at the João Francisco de Andrade Municipal School; 3) To identify the academic performance of elementary school students who benefit from the Bolsa Família and BPC programs at the João Francisco de Andrade Municipal School; and 4) to analyze the teaching conditions offered by public education at the João Francisco de Andrade Municipal School. The exploratory research is based on the dialectical historical materialism method and used data collection through empirical research, documentary research and bibliographic review in digital libraries, such as SciELO, and Google Scholar, in addition to theses and dissertations available in repositories such as BDTD, among others. The results indicate that, although the number of vacancies is sufficient as recommended by the right to education, the quality of education offered to students from peripheral areas is still not met, since it requires more appropriate strategies for articulating public policies, such as urban and housing policy, as well as school management and teacher appreciation practices that take into account the context of peripheral schools.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEnsino fundamental (São Cristóvão, SE)por
dc.subjectQuestão socialpor
dc.subjectPrograma Bolsa Famíliapor
dc.subjectBenefício de Prestação Continuada (São Cristóvão, SE)por
dc.subjectPolíticas Sociaispor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSocial issueseng
dc.subjectBolsa Família Programeng
dc.subjectContinuous Benefit Paymenteng
dc.subjectSocial Policieseng
dc.subjectEscola Municipal João Francisco de Andrade (São Cristóvão, SE)por
dc.title“Questão Social”, pobreza e direito à educação : um estudo acerca do acesso e trajetória escolar dos estudantes de ensino fundamental beneficiários do programa Bolsa Família e do BPC na Escola Municipal João Francisco de Andradept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Carla Alessandra da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo o acesso à educação de qualidade pelos estudantes beneficiários de programas sociais de transferência de renda. O objetivo geral propôs analisar o acesso à educação de qualidade pelos estudantes de ensino fundamental beneficiários do programa Bolsa Família e do BPC na Escola Municipal João Francisco de Andrade, em São Cristóvão/SE, entre os anos 2012 e 2022. Os objetivos específicos foram: 1) Contextualizar o debate ideopolítico sobre relação entre política educacional brasileira e a pobreza a partir das condicionalidades dos programas BPC e Bolsa Família; 2) Traçar o perfil de estudantes de ensino fundamental beneficiários do programa Bolsa Família e do BPC na Escola Municipal João Francisco de Andrade; 3) Identificar o desempenho escolar dos estudantes de ensino fundamental beneficiários do programa Bolsa Família e do BPC na Escola Municipal João Francisco de Andrade; e 4) analisar as condições de ensino ofertadas pela educação pública na Escola Municipal João Francisco de Andrade. A pesquisa de caráter exploratório fundamentase no método materialismo histórico dialético e utilizou coleta de dados por meio de pesquisa empírica, documental e revisão bibliográfica em bibliotecas digitais, como SciELO, e Google acadêmico, além de teses e dissertações disponíveis em repositórios como BDTD, entre outros. Os resultados indicam que, embora o número de vagas seja suficiente conforme preconiza o direito à educação, a qualidade do ensino oferecido aos estudantes de áreas periféricas ainda não é atendida, posto que demanda estratégias mais adequadas de articulação de políticas públicas, como a política urbana e habitacional, bem como práticas de gestão escolar e de valorização docente que levem em conta o contexto das escolas periféricas.pt_BR
dc.publisher.departmentDSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria_Alice_Jesus_Matos_&_Maria_Carmo_Evaristo_Silva.pdf1,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.