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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22218
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Modelagem preditiva da ocorrência de acidentes graves na BR-101 em Sergipe utilizando árvores de decisão |
Autor(es): | Menezes, Romário de Jesus |
Data do documento: | 11-Abr-2025 |
Orientador: | Dore, Luiz Henrique |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar os fatores que mais influenciam a sobrevivência de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito na BR-101, no estado de Sergipe, a partir dos dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O conjunto de dados utilizado contém informações detalhadas sobre os acidentes, incluindo condições climáticas, estado da via, tipo e quantidade de pistas, horário dos acidentes, tipo de colisão e gravidade, entre outros aspectos relevantes. A análise foca na classificação dos acidentes quanto à sobrevivência das vítimas, diferenciando os casos “Sem Vítimas” e “Com Vítimas”. O objetivo principal é identificar como fatores ambientais e estruturais afetam a probabilidade de sobrevivência. Foram utilizados modelos como CART (Classification and Regression Trees), Bagging e Random Forest. Os resultados mostraram que, embora o modelo CART tenha alcançado a maior acurácia 0,676, ele apresentou baixo desempenho na identificação de acidentes graves, com recall de apenas 0,098. A versão balanceada do CART melhorou o recall 0,329, mas reduziu a acurácia. Já os métodos de agregação, como Bagging e Random Forest, demonstraram melhor capacidade de identificar casos graves, com recalls superiores a 0,57 e F1- Scores em torno de 0,45, destacando-se como as abordagens mais eficazes para o problema. A partir dessa abordagem, o estudo pretende fornecer uma análise detalhada dos acidentes na BR-101 em Sergipe, auxiliando gestores públicos na implementação de políticas de segurança viária e na definição de medidas preventivas prioritárias para reduzir a gravidade dos acidentes e aumentar a segurança nas rodovias. |
Abstract: | This study aims to analyze the factors that most influence the survival of people involved in traffic accidents on BR-101, in the state of Sergipe, based on data provided by the Federal Highway Police (PRF). The dataset used contains detailed information about the accidents, including weather conditions, road conditions, type and number of lanes, time of accidents, type of collision and severity, among other relevant aspects. The analysis focuses on the classification of accidents according to the survival of victims, differentiating between “No Victims” and “With Victims” cases. The main objective is to identify how environmental and structural factors affect the probability of survival. Models such as CART (Classification and Regression Trees), Bagging and Random Forest were used. The results showed that, although the CART model achieved the highest accuracy of 0.676, it performed poorly in identifying serious accidents, with a recall of only 0.098. The balanced version of CART improved the recall by 0.329, but reduced the accuracy. Aggregation methods, such as Bagging and Random Forest, demonstrated a better ability to identify serious cases, with recalls above 0.57 and F1- Scores around 0.45, standing out as the most effective approaches to the problem. Based on this approach, the study aims to provide a detailed analysis of accidents on BR-101 in Sergipe, assisting public managers in implementing road safety policies and defining priority preventive measures to reduce the severity of accidents and increase highway safety. |
Palavras-chave: | Ciências atuariais Ensino superior (UFS) Árvores de decisão (técnica na tomada de decisão) Acidentes de trânsito (BR-101, SE) Transporte rodoviário (BR-101, SE) Fatores de risco Polícia Rodoviária Federal (PRF) Decision trees Traffic accidents Survival Risk factors |
área CNPQ: | OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Ciências Atuariais – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Menezes, Romário de Jesus. Modelagem preditiva da ocorrência de acidentes graves na BR-101 em Sergipe utilizando árvores de decisão. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação de Ciências Atuariais) – Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22218 |
Aparece nas coleções: | Estatística e Ciências Atuariais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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