Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22233
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Contos sociais: uma proposta de leitura e escrita criativa para os alunos do 8º/9º da EJA |
Autor(es): | Zanini, Leonete Alves da Silva |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Orientador: | Andrade, Alexandre de Melo |
Resumo: | O letramento literário dos alunos é essencial para integrá-los à sociedade contemporânea. Aeducação básica enfrenta desafios significativos no desenvolvimento das habilidadesdeleitura e escrita, especialmente na EJA. Diante deste cenário, foi pensado o Projeto“ContosSociais: uma proposta de leitura e escrita criativa para os alunos do 8º/9º Ano da EJA”, quefoi desenvolvido no Colégio João da Costa Pinto Dantas Júnior, no DistritodeLagoaRedonda, município de Itapicuru/BA. Este trabalho foi elaborado como embasamentoteóricode diversos autores como: Todorov, Gotlib, Candido, Cosson, dentre outros. Oprojetovisatrabalhar com obras dos contistas brasileiros Antonio Carlos Viana e João Antonio, buscando,dessa forma, ampliar a visão de mundo dos educandos e promover a leitura ficcional. Nessaperspectiva, foi construído um Caderno Pedagógico para a leitura de contos e produçõesnarrativas com atividades coletivas e individuais que possibilitem melhoria na interpretaçãoena escrita. A proposta do letramento literário na EJA é essencial para fomentar ohábitodaleitura e a produção textual entre os educandos, ampliando suas possibilidadesdeaprendizagem. Desta maneira, este projeto tem como foco despertar o interesse dos alunospela Literatura através da leitura de contos e escrita criativa de produções narrativas,conectando-os com suas realidades sociais. A abordagem pretende desenvolver a competêncialeitora e também a escrita, através de práticas pedagógicas que respeiteme valorizemasexperiências de vida dos alunos. Isso é essencial para que os estudantes percebama relevânciade dominar esses conhecimentos, aprimorando o desenvolvimento da leitura eescrita,habilidades essenciais para o pleno exercício da cidadania. |
Abstract: | Students' literary literacy is essential for integrating them into contemporary society. Basiceducation faces significant challenges in developing reading and writing skills, especiallyinthe YAE. Given this scenario, the project “Social Tales: a proposal for reading andcreativewriting for 8th/9th grade YAE students” was conceived and developed at ColégioJoãodaCosta Pinto Dantas Júnior, in the district of Lagoa Redonda, in the municipalityofItapicuru/BA. This work was developed with the theoretical basis of various authors suchasTodorov, Gotlib, Candido, Cosson, among others. The project aims to work with books bytheBrazilian short story writers Antonio Carlos Viana and João Antonio, in order to broadenthestudents' world view and promote fictional reading. With this in mind, a PedagogicalNotebook was created for reading short stories and producing narratives, with collectiveandindividual activities to improve interpretation and writing. The proposal of literaryliteracyinthe YAE is essential to foster the habit of reading and textual production amongstudents,expanding their learning possibilities. In this way, this project focuses on awakeningstudents' interest in literature by reading short stories and writing creative narrative productions,connecting them with their social realities. The approach aims to develop reading andwritingskills through pedagogical practices that respect and value the students' life experiences. Thisis essential for students to realize the importance of mastering this knowledge, improvingthedevelopment of reading and writing, essential skills for the full exercise of citizenship. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Contos Escrita - estudo e ensino Letramento - aspectos sociais Educação de jovens e adultos (EJA) Leitura literária Literary reading Writing Short stories Youth and Adult Education (YAE) |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | ZANINI, Leonete Alves da Silva. Contos sociais: uma proposta de leitura e escrita criativa para os alunos do 8º/9º da EJA. 2025. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22233 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEONETE_ALVES_SILVA_ZANINI.pdf | 7,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
LEONETE_ALVES_SILVA_ZANINI-Caderno.pdf | 28,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.