Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZanini, Leonete Alves da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-27T19:51:55Z-
dc.date.available2025-05-27T19:51:55Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22235-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofContos sociais: uma proposta de leitura e escrita criativa para os alunos do 8º/9º da EJApt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectContospor
dc.subjectEscrita - estudo e ensinopor
dc.subjectLetramento - aspectos sociaispor
dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)por
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.title(Caderno) Contos sociais: uma proposta de leitura e escrita criativa para os alunos do 8º/9º da EJApt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Alexandre de Melo-
dc.description.resumoApresento-lhe este Caderno Pedagógico, produto educacional, que foi motivado a partir de reflexões sobre a precariedade da leitura e produção textual dos alunos da EJA, desenvolvido ao longo de dois anos de estudos, diagnósticos e leituras realizadas durante o curso de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - visando alinhar a teoria à prática docente. É sabido que nós, professores de Língua Portuguesa, enfrentamos diversos desafios ao abordar a leitura de textos literários e a produção textual em sala de aula. Muitos estudantes demonstram desinteresse pela leitura, frequentemente influenciados pelo distanciamento entre o universo literário e suas experiências cotidianas, bem como pela falta de hábito de ler fora do ambiente escolar. Além disso, os textos literários, muitas vezes carregados de linguagem complexa e referências culturais específicas, podem parecer inacessíveis para os alunos. Nessa perspectiva, foi escolhido trabalhar o gênero conto, mais especificamente textos com temáticas sociais como: desigualdade social, preconceito, miséria, vulnerabilidade, assuntos muitas vezes presentes no cotidiano do aluno. Nesse contexto, foi proposta a produção textual através de narrativas, visando estimular a criatividade e o protagonismo na construção do conhecimento. Destarte, cabe ao professor equilibrar essas demandas, promovendo práticas pedagógicas que conectem os textos ao repertório dos alunos, incentivem a reflexão e estimulem o prazer pela leitura e pela escrita. Como afirma Candido (2004), “a literatura é força humanizadora". Portanto, os textos literários podem contribuire proporcionar o desempenho das competências leitora e escritora dos alunos de maneira prazerosa e enriquecedora. Neste material você encontrará uma sequência de atividades de prática de leitura e escrita com o propósito de promover o letramento literário dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos mediante a leitura de contos socias e produção de narrativas. A sequência didática, Contos Sociais: uma proposta de leitura е escrita criativa para os alunos do 8°%9° ano da EJA, apresentada neste CP contempla quatro módulos de atividades essenciais para aprimorar as competências leitora e escritora dos nossos alunoseo envolvimento deles na prática discursiva.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONETE_ALVES_SILVA_ZANINI-Caderno.pdf28,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.