Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zanini, Leonete Alves da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T19:51:55Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T19:51:55Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22235 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Contos sociais: uma proposta de leitura e escrita criativa para os alunos do 8º/9º da EJA | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | por |
dc.subject | Contos | por |
dc.subject | Escrita - estudo e ensino | por |
dc.subject | Letramento - aspectos sociais | por |
dc.subject | Educação de jovens e adultos (EJA) | por |
dc.subject | Leitura literária | por |
dc.title | (Caderno) Contos sociais: uma proposta de leitura e escrita criativa para os alunos do 8º/9º da EJA | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Alexandre de Melo | - |
dc.description.resumo | Apresento-lhe este Caderno Pedagógico, produto educacional, que foi motivado a partir de reflexões sobre a precariedade da leitura e produção textual dos alunos da EJA, desenvolvido ao longo de dois anos de estudos, diagnósticos e leituras realizadas durante o curso de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - visando alinhar a teoria à prática docente. É sabido que nós, professores de Língua Portuguesa, enfrentamos diversos desafios ao abordar a leitura de textos literários e a produção textual em sala de aula. Muitos estudantes demonstram desinteresse pela leitura, frequentemente influenciados pelo distanciamento entre o universo literário e suas experiências cotidianas, bem como pela falta de hábito de ler fora do ambiente escolar. Além disso, os textos literários, muitas vezes carregados de linguagem complexa e referências culturais específicas, podem parecer inacessíveis para os alunos. Nessa perspectiva, foi escolhido trabalhar o gênero conto, mais especificamente textos com temáticas sociais como: desigualdade social, preconceito, miséria, vulnerabilidade, assuntos muitas vezes presentes no cotidiano do aluno. Nesse contexto, foi proposta a produção textual através de narrativas, visando estimular a criatividade e o protagonismo na construção do conhecimento. Destarte, cabe ao professor equilibrar essas demandas, promovendo práticas pedagógicas que conectem os textos ao repertório dos alunos, incentivem a reflexão e estimulem o prazer pela leitura e pela escrita. Como afirma Candido (2004), “a literatura é força humanizadora". Portanto, os textos literários podem contribuire proporcionar o desempenho das competências leitora e escritora dos alunos de maneira prazerosa e enriquecedora. Neste material você encontrará uma sequência de atividades de prática de leitura e escrita com o propósito de promover o letramento literário dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos mediante a leitura de contos socias e produção de narrativas. A sequência didática, Contos Sociais: uma proposta de leitura е escrita criativa para os alunos do 8°%9° ano da EJA, apresentada neste CP contempla quatro módulos de atividades essenciais para aprimorar as competências leitora e escritora dos nossos alunoseo envolvimento deles na prática discursiva. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEONETE_ALVES_SILVA_ZANINI-Caderno.pdf | 28,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.