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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22250
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | A seca de 1915 na obra O Quinze, de Rachel de Queiroz |
Autor(es): | Santos, Vitória Pereira dos |
Data do documento: | 11-Abr-2025 |
Orientador: | Oliveira, Fábio José Santos de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise da seca de 1915 na obra O Quinze, de Rachel de Queiroz, destacando a representatividade que as obras literárias exercem no contexto histórico e social. Desse modo, a pesquisa busca compreender a relação estabelecida entre a história e a literatura no decorrer do tempo, como o papel que as obras possuem em se tratando de narrar acontecimentos do passado. Nesse viés, a metodologia utilizada para a pesquisa é a qualitativa, baseando-se em teóricos como Brandão e Micheletti (1997), Pierre Bourdieu (2011), Roger Chartier (1990), Georgy Lukács (2011) e Pesavento (2003). A pesquisa aponta que O Quinze, além de contribuir para a formação humana, direciona o leitor a conhecer a história de um povo que estava lutando por sua sobrevivência. Ademais, essa obra se estabelece como um valioso registro literário, proporcionando uma oportunidade de reflexão sobre as condições de vida no sertão e as políticas públicas direcionadas a essa área. Portanto, pode-se afirmar que a literatura exerce uma função essencial na conservação da memória histórica, oferecendo um meio acessível para se entenderem os efeitos da seca e seus impactos nas comunidades. O trabalho de Rachel de Queiroz não só relembra o passado, mas também provoca discussões sobre temas sociais que permanecem relevantes nos dias atuais. |
Abstract: | This paper aims to present an analysis of the 1915 drought in Rachel de Queiroz's work O Quinze, highlighting the representativeness that literary works play in the historical and social context. Thus, the research seeks to understand the relationship established between history and literature over time, such as the role that works play in narrating past events. In this context, the methodology used for the research is qualitative, based on theorists such as Brandão and Micheletti (1997), Pierre Bourdieu (2011), Roger Chartier (1990), Georgy Lukács (2011) and Pesavento (2003). The research indicates that O Quinze, in addition to contributing to human development, directs the reader to learn about the history of a people who were fighting for their survival. Furthermore, this work establishes itself as a valuable literary record, providing an opportunity for reflection on living conditions in the backlands and public policies directed at this area. Therefore, it can be said that literature plays an essential role in preserving historical memory, offering an accessible means of understanding the effects of drought and its impacts on communities. Rachel de Queiroz's work not only recalls the past, but also provokes discussions on social issues that remain relevant today. |
Palavras-chave: | Literatura e história Rachel de Queiroz O Quinze Seca de 1915 Representação Literatura brasileira Literature and history Rachel de Queiroz The Fifteen Drought of 1915 Representation |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial |
Citação: | SANTOS, Vitória Pereira dos. A seca de 1915 na obra O Quinze, de Rachel de Queiroz. 2025. 35 f. TCC (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22250 |
Aparece nas coleções: | Letras |
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