Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22287
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Organizações internacionais como ferramenta estratégica no combate à desigualdade : uma análise sobre a atuação da UNESCO no Brasil (1990–2022) |
Autor(es): | Araújo, Emilly Amélia Fontes |
Data do documento: | 14-Abr-2025 |
Orientador: | Albuquerque, Rodrigo Barros de |
Resumo: | A atuação das organizações internacionais tem se consolidado como uma estratégia essencial na formulação de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais em escala global. No contexto brasileiro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) têm desempenhado um papel relevante ao promover programas e projetos que articulam saberes, recursos e práticas voltadas à inclusão social, educação de qualidade e valorização da diversidade cultural. Este estudo analisa a trajetória da atuação da UNESCO no Brasil entre os anos de 1990 a 2022, com ênfase em suas contribuições estratégicas para o enfrentamento das desigualdades estruturais. O objetivo norteador desta pesquisa é investigar como as diretrizes educacionais internacionais influenciam as políticas educacionais brasileiras e de que maneira essa influência pode contribuir para o debate acerca da redução da desigualdade socioeconômica no país. Por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, foram examinados documentos oficiais, relatórios institucionais e bibliografia especializada, de modo a compreender as interfaces entre os objetivos institucionais da organização e os desafios brasileiros no campo da equidade. Identificou-se que a UNESCO tem contribuído para o fortalecimento de políticas públicas em áreas sensíveis como a educação básica, o combate ao racismo, a valorização das culturas tradicionais e o apoio à pesquisa científica, consolidando-se como agente de cooperação técnica internacional e interlocutora entre o Estado brasileiro e a comunidade internacional. Ao longo do período analisado, destaca-se a transversalidade das ações da UNESCO, que atuam em parceria com ministérios, universidades, secretarias estaduais e municipais, promovendo ações integradas e adaptadas às realidades locais. Apesar dos avanços, o estudo também ressalta limitações e obstáculos, como a descontinuidade de políticas, entraves burocráticos e desafios políticos que comprometem a efetividade de algumas iniciativas. A análise sugere que o fortalecimento das organizações internacionais, aliado a uma articulação política mais sólida com os governos locais, pode ampliar os impactos positivos dessas parcerias. Em síntese, a atuação da UNESCO no Brasil evidencia o potencial estratégico das organizações internacionais na promoção da justiça social, ao mesmo tempo em que revela a complexidade dos processos de cooperação em contextos marcados por profundas desigualdades históricas. |
Abstract: | The work of international organizations has become an essential strategy in the formulation of public policies aimed at reducing social inequalities on a global scale. In the Brazilian context, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) has played a relevant role in promoting programs and projects that articulate knowledge, resources and practices aimed at social inclusion, quality education and the appreciation of cultural diversity. This study analyzes the trajectory of UNESCO's work in Brazil between 1990 and 2022, with an emphasis on its strategic contributions to addressing structural inequalities. The guiding objective of this research is to investigate how international educational guidelines influence Brazilian educational policies and how this influence can contribute to the debate on reducing socioeconomic inequality in the country. Using a qualitative and descriptive approach, official documents, institutional reports and specialized bibliography were examined in order to understand the interfaces between the organization's institutional objectives and Brazil's challenges in the field of equity. It was found that UNESCO has contributed to strengthening public policies in sensitive areas such as basic education, combating racism, valuing traditional cultures and supporting scientific research, consolidating its position as an agent of international technical cooperation and an intermediary between the Brazilian State and the international community. Throughout the period analyzed, the transversality of UNESCO's actions stands out, working in partnership with ministries, universities, state and municipal departments, promoting integrated actions adapted to local realities. Despite the progress, the study also highlights limitations and obstacles, such as the discontinuity of policies, bureaucratic obstacles and political challenges that compromise the effectiveness of some initiatives. The analysis suggests that strengthening international organizations, combined with stronger political articulation with local governments, can increase the positive impacts of these partnerships. In summary, UNESCO's work in Brazil highlights the strategic potential of international organizations in promoting social justice, while also revealing the complexity of cooperation processes in contexts marked by profound historical inequalities. |
Palavras-chave: | Relações internacionais Ensino superior (UFS) Cooperação internacional Desigualdade social Organizações internacionais Políticas públicas UNESCO International organizations International cooperation Public policies Social inequality |
área CNPQ: | OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DRI - Departamento de Relações Internacionais |
Citação: | Araújo, Emilly Amélia Fontes. Organizações internacionais como ferramenta estratégica no combate à desigualdade : uma análise sobre a atuação da UNESCO no Brasil : (1990–2022). São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Relações Internacionais) – Departamento de Relações Internacionais, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22287 |
Aparece nas coleções: | Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Emilly_Amelia_Fontes_Araujo.pdf | 395,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.