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Tipo de Documento: Monografia
Título: Abordagem da sífilis em livros didáticos em escolas de um município brasileiro
Autor(es): Silva, Eloia Emanuelly Dias
Data do documento: 4-Abr-2025
Orientador: Borges, Lysandro Pinto
Resumo: A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) considerada uma crise de saúde pública no Brasil. Aracaju, capital sergipana, concentra a maior ocorrência de casos de sífilis, tendo maior notificação nos bairros Santa Maria, Olaria, América e Santos Dumont. Dentro desse contexto, a educação sexual surge como uma forma de diminuir esse problema de saúde, por meio da aprendizagem pautada na saúde sexual, desempenhando um papel crucial na prevenção da sífilis. No contexto da educação, temos os livros didáticos (LDs) como ferramentas amplamente utilizadas no ensino de crianças, adolescentes e jovens adultos. Os LDs podem contribuir para ensinar a adoção de práticas preventivas, como o uso de preservativos e a realização de exames regulares. Porém, apesar de facilitarem o acesso à informação, alguns LDs podem apresentar não conformidades na forma como abordam os conteúdos. Esses problemas podem incluir desde erros conceituais e até mesmo o reducionismo no próprio conteúdo. Estando sujeito a estes obstáculos, essa problemática é agravada quando observamos que o LD é um dos únicos instrumentos didáticos utilizados em comum e disponíveis aos alunos. Ao considerar alta prevalência de casos de sífilis e o papel da educação sexual, realizamos a análise de conteúdo de LDs de escolas municipais dos bairros Santa Maria, Olaria, América e Santos Dumont, situados na cidade de Aracaju. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde realizamos a técnica de análise de conteúdo Laurence Bardin (1977). As escolas selecionadas foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Rita de Cássia, no bairro América; EMEF Laonte Gama da Silva, no bairro Santa Maria; a EMEF Oviêdo Teixeira, no bairro Olaria e a EMEF Olga Benário, no bairro Santos Dumont. Obteve-se que as escolas utilizam a mesma coleção de LDs, nesse caso a coleção Teláris Essencial, da editora Ática, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Realizamos a etapa de pré-análise do LD seguida da etapa de exploração do material e, por último, o tratamento e interpretação dos dados. Foi identificado que a grande parte dos indicadores se referem a transmissão e tratamento da sífilis. Foi evidenciado que o conteúdo apresenta simplificações e abordagens reducionistas direcionadas ao mínimo de informação no LD. Diferente do que propõe o LD, a compreensão dos processos de saúde deve ser uma competência que, no caso das ISTs em geral, possibilita aos estudantes identificar os sintomas de forma autônoma, percebendo alterações no próprio corpo biológico.
Abstract: Syphilis is a Sexually Transmitted Infection (STI) considered a public health crisis in Brazil. Aracaju, the capital of the state of Sergipe, has the highest incidence of syphilis cases, with the majority of notifications occurring in the neighborhoods of Santa Maria, Olaria, América, and Santos Dumont. In this context, sexual education emerges as a strategy to mitigate this public health issue by promoting learning focused on sexual health, playing a crucial role in the prevention of syphilis. In the educational context, textbooks (TBs) are widely used as tools for teaching children, adolescents, and young adults. TBs can contribute to fostering the adoption of preventive practices, such as the use of condoms and regular medical testing. However, despite facilitating access to information, some TBs may present inconsistencies in the way they address content. These issues may include conceptual errors and even overly simplistic treatment of the subject matter. Exposed to these challenges, the problem becomes even more serious considering that the TB is often one of the only instructional materials commonly available to students. Given the high prevalence of syphilis cases and the critical role of sexual education, we conducted a content analysis of TBs used in municipal schools located in the neighborhoods of Santa Maria, Olaria, América, and Santos Dumont, in the city of Aracaju. A qualitative study was conducted, employing the content analysis method proposed by Laurence Bardin (1977). The selected schools were Santa Rita de Cássia Municipal Elementary School (EMEF) in the América neighborhood; Laonte Gama da Silva EMEF in Santa Maria; Oviêdo Teixeira EMEF in Olaria; and Olga Benário EMEF in Santos Dumont. It was found that all schools used the same collection of textbooks, specifically the Teláris Essencial series published by Editora Ática, approved by the National Textbook Program (PNLD). We performed the pre-analysis stage of the TBs, followed by material exploration, and finally, data treatment and interpretation. The analysis revealed that most indicators related to the transmission and treatment of syphilis. It was observed that the content tended to be simplified and treated in a reductionist manner, offering only the minimum necessary information in the TBs. Contrary to the approach proposed by the textbooks, the understanding of health processes should be a competency that, in the case of STIs, enables students to autonomously identify symptoms and recognize changes in their own biological bodies.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Sífilis
Livros didáticos
Análise de conteúdo
Ciências
Ensino
Infecção Sexualmente Transmissível (IST)
Syphilis
Textbooks
Content analysis
Science
Education
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Silva, Eloia Emanuelly Dias. Abordagem da sífilis em livros didáticos em escolas de um município brasileiro. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22354
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