Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Josefa Beatriz Santana dos-
dc.date.accessioned2025-06-04T13:03:00Z-
dc.date.available2025-06-04T13:03:00Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.identifier.citationSantos, Josefa Beatriz Santana dos. Representatividade das classes de vertebrados nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22355-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectDiversidade biológicapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectFaunapor
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)por
dc.subjectVertebradospor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectZoologiapor
dc.titleRepresentatividade das classes de vertebrados nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Bocchiglieri, Adriana-
dc.description.resumoA Zoologia é a área da Biologia dedicada ao estudo dos animais, abordando a diversidade e os processos essenciais para sua sobrevivência. Na Educação Básica, o livro didático (LD) é o recurso mais utilizado e, muitas vezes, o único disponível. Assim, este trabalho buscou avaliar a representatividade das classes de vertebrados nos LDs de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa e análise de conteúdo. O levantamento dos dados focou nos LDs do 7º ano do Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2024, especificamente no capítulo de Biodiversidade. A análise textual foi realizada por meio do programa Iramuteq, que identifica a frequência dos termos presentes no corpus textual e gera uma nuvem de palavras para visualização das classes mais recorrentes. Além disso, foi feita uma análise de similitude para identificar as conexões entre as palavras. Por fim, a pesquisa incluiu uma investigação sobre os LDs analisados, avaliando as suas abordagens sobre os grupos de vertebrados e apresentando os resultados em um dendrograma destacando-se as similaridades temáticas. Desta forma, a nuvem de palavras demonstrou destaque para mamíferos e aves indicando, portanto, que foram as classes de vertebrados mais representativas nos LDs. As classes dos peixes, anfíbios e répteis foram menos mencionadas, apesar de sua importância ecológica. O resultado obtido na análise dos LDs também evidenciou uma maior utilização de espécies nativas da fauna brasileira em comparação às exóticas. A análise de similitude indicou que os livros utilizam informações e espécies/grupos biológicos muito similares na caracterização do conteúdo didático. Algumas obras apresentaram maiores similaridades em seus conteúdos relacionados aos vertebrados. Este estudo destaca que a abordagem desses materiais didáticos é influenciada por uma visão antropocêntrica, onde animais mais "carismáticos" e próximos ao ser humano são representados mais frequentemente enquanto grupos menos “populares”, como serpentes e anuros, são sub-representados. Portanto, espera-se que este trabalho contribua para a produção e seleção de livros didáticos com conteúdos mais amplos, em relação à representatividade das classes de vertebrados, e com isso, promova uma compreensão mais abrangente da Biodiversidade.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josefa_Beatriz_Santana_Santos.pdf767,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.