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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBarreto, Dinalva Matos Silva-
dc.date.accessioned2025-06-04T19:15:42Z-
dc.date.available2025-06-04T19:15:42Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationBARRETO, Dinalva Matos Silva. O relato pessoal: explorando o protagonismo negro em A cor da ternura, de Geni Guimarães. 2025. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22375-
dc.description.abstractReading is an essential tool for the development of learning; however, many teachers find it difficult to introduce it effectively in the classroom. Among the main obstacles is student resistance, often motivated by a lack of reading habits and the influence of other forms of entertainment, such as social networks and online games. Given this scenario, the aim of this project was to present A cor da ternura (1989), by the writer, teacher and poet Geni Guimarães, as a strategy to encourage reading, by exploring the discursive genre "personal account", which predominates in her narrative. By sharing remarkable experiences from her life, the author promotes black empowerment and protagonism, helping to strengthen identities and build a fairer and more equal society. The theoretical framework included authors such as Lerner (2002) and Zotz (2002), who discuss the importance of reading in the school context; Cosson (2009), with his approach to the stages of the reading process; Perroni (1992) and Dolz & Schneuwly (2004), for the basis of the personal account genre; and also Freitas (2023) and Gomes (2008), who reflect on the relevance of anti-racist literary reading. The research was carried out in a 9th grade class at Colégio João Noberto dos Santos, a municipal public school. Among the results obtained during the activities was the potential of literary reading to promote sensitive approaches to relevant themes. The orality present in the personal accounts gave the students the opportunity to express their experiences, creating a space for listening and sharing that is fundamental to the development of empathy and critical thinking. The students were encouraged to reflect on their memories, recognize their trajectories and understand how their experiences contribute to the construction of their identities, becoming the protagonists of their own stories.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFicção brasileirapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectNegros na literaturapor
dc.subjectGuimarães, Geni Mariano, 1947por
dc.subjectCrítica e interpretaçãopor
dc.subjectRelato pessoalpor
dc.subjectProtagonismo negropor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectPersonal accountseng
dc.subjectBlack protagonismeng
dc.titleO relato pessoal: explorando o protagonismo negro em A cor da ternura, de Geni Guimarãespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza-
dc.description.resumoA leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da aprendizagem; no entanto, observa-se que muitos professores enfrentam dificuldades em inseri-la de forma efetiva em sala de aula. Entre os principais obstáculos está a resistência dos estudantes, frequentemente motivada pela ausência de hábito leitor e pela influência de outras formas de entretenimento, como redes sociais e jogos on-line. Diante desse cenário, este projeto teve como objetivo apresentar a obra A cor da ternura (1989), da escritora, professora e poeta Geni Guimarães, como estratégia de incentivo à leitura, por meio da exploração do gênero discursivo “relato pessoal”, predominante em sua narrativa. A autora, ao compartilhar experiências marcantes de sua vida, promove o empoderamento e o protagonismo negro, contribuindo para o fortalecimento das identidades e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O referencial teórico incluiu autores como Lerner (2002) e Zotz e Cagneti (2002), que discutem a importância da leitura no contexto escolar; Cosson (2009), com sua abordagem sobre as etapas do processo de leitura; Perroni (1992) e Dolz & Schneuwly (2004), para embasamento do gênero relato pessoal; e ainda Freitas (2023) e Gomes (2008), que refletem sobre a relevância da leitura literária de caráter antirracista. A pesquisa foi aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, anos finais, no Colégio João Noberto dos Santos, escola da rede pública municipal. Entre os resultados obtidos ao longo das atividades, destacou-se o potencial da leitura literária para promover abordagens sensíveis sobre temas relevantes. A oralidade presente nos relatos pessoais proporcionou aos estudantes a oportunidade de expressar suas vivências, criando um espaço de escuta e partilha fundamental para o desenvolvimento da empatia e do pensamento crítico. Os alunos foram incentivados a refletir sobre suas memórias, reconhecer suas trajetórias e compreender como as experiências vividas contribuem para a construção de suas identidades, tornando-se protagonistas de suas próprias histórias.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letras-
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Maria Aparecida Silva-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

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