Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22395
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Relato de experiência da aplicação de uma WebQuest na disciplina de Contabilidade Comercial |
Título(s) alternativo(s): | Experience report concerning the application of WebQuest in a Commercial Accounting course |
Autor(es): | Galvão, Nadielli Maria dos Santos |
Data do documento: | Dez-2022 |
Resumo: | Objetivo: Apresentar um relato de experiência sobre a adoção da metodologia WebQuest na disciplina de Contabilidade Comercial em um curso de Ciências Contábeis. Método: O estudo foi realizado na Universidade Federal de Sergipe, no campus de Itabaiana, no curso de Ciências Contábeis, no componente curricular Contabilidade Comercial. A WebQuestt trabalhou o tema “Tributos: por que e para quê?”, e a tarefa proposta era elaborar um podcast sobre o assunto. Resultados: Verificou-se que os estudantes ficaram satisfeitos com a interação por meio da WebQuest, considerando sua estrutura fácil e simples de ser compreendida. Além disso, esses estudantes consideraram que a atividade promoveu a criatividade, foi desafiadora e interessante. No entanto, a principal dificuldade apontada foi a questão da edição do áudio, situação comprovada no momento da avaliação das tarefas, visto que a professora, proponente da WebQuest, percebeu que boa parte dos grupos não realizou tal aspecto de forma apropriada para um podcast. Contribuições: O trabalho pode levar outros professores a adotarem a metodologia em suas práticas pedagógicas por meio da seleção de estratégias de ensino-aprendizagem mais alinhadas com as demandas cognitivas contemporâneas. |
Abstract: | Objective: To present an experience report regarding the WebQuest strategy adopted in the Commercial Accounting course of an undergraduate program in Accountancy. Method: This study was conducted in the Commercial Accounting course of the Accountancy program at the Federal University of Sergipe at Itabaiana. WebQuest was used to address “Taxes: why and what for?” and the students were asked to develop a podcast on the subject. Results: The students were satisfied with the interaction WebQuest provided, considering its user-friendly structure. Additionally, the students considered that the activity was challenging and exciting and promoted creativity. The main difficulty concerned audio editing though. This matter was verified when the professor who proposed WebQuest found that most groups did not perform this aspect appropriately for a podcast.Contributions: This study may encourage other professors to adopt this strategy in their pedagogical practice, selecting teaching-learning strategies more aligned with modern cognitive demands. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Podcast WebQuest Learning |
ISSN: | 1981-8610 |
Parte de : | Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) |
Citação: | GALVÃO, N. M. S. Relato de experiência da aplicação de uma WebQuest na disciplina de Contabilidade Comercial. Biblos: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Brasília, v. 16, n. 4, p. 428-449, out./dez. 2022. Disponível em: https://www.repec.org.br/repec/article/view/3138. Acesso em: 5 jun. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22395 |
Aparece nas coleções: | DCC - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AplicacaoWebQuestContabilidadeComercial.pdf | 712,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
ApplicationWebQuestCommercialAccounting.pdf | 713,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.