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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Janaína Sabina-
dc.date.accessioned2025-06-09T13:07:40Z-
dc.date.available2025-06-09T13:07:40Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22426-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofA leitura da literatura negro-brasileira na escola : um universo de representatividade a ser exploradopt_BR
dc.subjectLiteratura negro-brasileirapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectAntirracismopor
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapor
dc.titleRaízes e fios da ancestradalidade da comunidade quilombola de São Pedro/Monte Santo/BApt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Jeane de Cassia Nascimento-
dc.description.resumoO presente Caderno Pedagógico tem como principal objetivo apresentar metodologias que proporcionem uma abordagem crítica e reflexiva sobre a literatura afro-brasileira, enfatizando sua importância como instrumento de luta, fomento a identidades e resistências. Ao trazer a literatura afrobrasileira para nossas aulas, estamos oferecendo aos discentes um contato com vozes e experiências de pretos e pretas que foram marginalizados pelos que narraram suas histórias. Ao explorar Chimamanda e Cristiane Sobral, estamos enriquecendo a formação humana dos nossos alunos e promovendo uma educação de fato inclusiva e atenta às questões raciais. Nesse processo, a leitura exerce um papel fundamental. Para Isabel Solé (1987), a leitura é um processo de construção de significados em que o leitor é convidado a refletir sobre o texto e o mundo ao seu redor. Solé enfatiza que a leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da compreensão profunda da realidade social. No contexto da literatura afrobrasileira, ela se torna ainda mais relevante, pois proporciona uma vivência das realidades sociais, culturais e históricas dos povos negros, muitas vezes ausentes nos livros didáticos tradicionais. No mesmo sentido, a autora Teresa Colomér (2007) defende que os textos literários têm o poder de transformar a percepção do leitor, ajudando-o a questionar preconceitos e a desenvolver uma empatia mais profunda pelas diversas realidades humanas. Tomando como recorte a literatura afrobrasileira, ela permite que o leitor compreenda a complexidade da identidade negra no Brasil, reconhecendo o racismo estrutural, as lutas e as conquistas de comunidades afrobrasileiras ao longo da história. Diante do exposto, este Caderno Pedagógico busca fomentar a leitura crítica da literatura afrobrasileira, não apenas para ampliar o repertório literário dos alunos, mas para que eles possam se tornar agentes de transformação social, promovendo uma educação antirracista e de respeito à diversidade cultural.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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