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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cardoso, Janaína Sabina | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T13:07:40Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T13:07:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-12 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22426 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | A leitura da literatura negro-brasileira na escola : um universo de representatividade a ser explorado | pt_BR |
dc.subject | Literatura negro-brasileira | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Antirracismo | por |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | por |
dc.title | Raízes e fios da ancestradalidade da comunidade quilombola de São Pedro/Monte Santo/BA | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Jeane de Cassia Nascimento | - |
dc.description.resumo | O presente Caderno Pedagógico tem como principal objetivo apresentar metodologias que proporcionem uma abordagem crítica e reflexiva sobre a literatura afro-brasileira, enfatizando sua importância como instrumento de luta, fomento a identidades e resistências. Ao trazer a literatura afrobrasileira para nossas aulas, estamos oferecendo aos discentes um contato com vozes e experiências de pretos e pretas que foram marginalizados pelos que narraram suas histórias. Ao explorar Chimamanda e Cristiane Sobral, estamos enriquecendo a formação humana dos nossos alunos e promovendo uma educação de fato inclusiva e atenta às questões raciais. Nesse processo, a leitura exerce um papel fundamental. Para Isabel Solé (1987), a leitura é um processo de construção de significados em que o leitor é convidado a refletir sobre o texto e o mundo ao seu redor. Solé enfatiza que a leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da compreensão profunda da realidade social. No contexto da literatura afrobrasileira, ela se torna ainda mais relevante, pois proporciona uma vivência das realidades sociais, culturais e históricas dos povos negros, muitas vezes ausentes nos livros didáticos tradicionais. No mesmo sentido, a autora Teresa Colomér (2007) defende que os textos literários têm o poder de transformar a percepção do leitor, ajudando-o a questionar preconceitos e a desenvolver uma empatia mais profunda pelas diversas realidades humanas. Tomando como recorte a literatura afrobrasileira, ela permite que o leitor compreenda a complexidade da identidade negra no Brasil, reconhecendo o racismo estrutural, as lutas e as conquistas de comunidades afrobrasileiras ao longo da história. Diante do exposto, este Caderno Pedagógico busca fomentar a leitura crítica da literatura afrobrasileira, não apenas para ampliar o repertório literário dos alunos, mas para que eles possam se tornar agentes de transformação social, promovendo uma educação antirracista e de respeito à diversidade cultural. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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