Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22433
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Conhecimentos evidenciados por docentes licenciados em matemática relativos ao conteúdo e ao ensino de funções
Autor(es): Ferreira, Leandro Oliveira
Data do documento: 11-Abr-2025
Orientador: Aquino, Viviane de Jesus Lisboa
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar os conhecimentos evidenciados por docentes licenciados em matemática formados na Universidade Federal de Sergipe – UFS, Campus Itabaiana, relativos ao conteúdo e ao ensino de funções, de acordo com a teoria “Mathematical Knowledge for Teaching” (MKT) descrita por Ball, Thames e Phelps (2008). O trabalho aborda as dificuldades do ensino de funções e a necessidade de os professores desenvolverem métodos pedagógicos eficazes para facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa foi feita com o cunho qualitativo, por meio de uma revisão literária, e utilizou um questionário aplicado a professores formados em diferentes momentos na grade curricular de 2007 do curso de Licenciatura em Matemática da UFS, Campus Itabaiana. O questionário foi dividido em duas partes: a primeira que evidenciava os conhecimentos necessários aos professores, pedagógicos e de conteúdo, conforme Ball, Thames e Phelps (2008), e a segunda em que avaliava a percepção dos docentes sobre as mudanças na grade curricular do curso e suas implicações no ensino de funções. Os resultados destacaram que, embora os professores possuam um domínio do conteúdo, muitos deles ainda enfrentam dificuldades em aplicar metodologias pedagógicas eficientes no ensino de funções. Em suma, o estudo evidencia a necessidade de uma formação inicial que equilibre o domínio do conteúdo matemático com a aplicação de metodologias pedagógicas, garantindo que os professores possam desempenhar seu papel de forma mais efetiva e impactante na educação básica, assim como que a atual grade curricular do curso pesquisado é um avanço nesse quesito, na opinião dos professores participantes da pesquisa.
Abstract: This study aimed to identify and analyze the knowledge demonstrated by mathematics teachers who graduated from the Federal University of Sergipe (UFS), Itabaiana Campus, regarding the content and teaching of functions, based on the “Mathematical Knowledge for Teaching” (MKT) framework proposed by Ball, Thames, and Phelps (2008). The research addresses the challenges of teaching functions and the need for teachers to develop effective pedagogical methods to facilitate student learning. This qualitative study was conducted through a literature review and the application of a questionnaire to teachers who graduated at different points under the 2007 curriculum of the Mathematics Teaching Degree program at UFS, Itabaiana Campus. The questionnaire was divided into two parts: the first focused on the pedagogical and content knowledge required of teachers, as outlined by Ball, Thames, and Phelps (2008), and the second assessed teachers’ perceptions regarding the curricular changes in the program and their implications for the teaching of functions. The results revealed that, although teachers demonstrate content mastery, many still face challenges in applying effective pedagogical methodologies when teaching functions. In summary, the study highlights the need for an initial teacher education that balances strong mathematical content knowledge with the use of appropriate pedagogical strategies, ensuring that teachers can perform their roles more effectively and meaningfully in basic education. Additionally, the teachers participating in the study recognized the current curriculum as a step forward in achieving this balance.
Palavras-chave: Funções - Matemática
Conhecimentos necessários
Professor de matemática
Formação de professores
Educação básica
Teaching functions
Necessary knowledge
Mathematics teacher
Teacher training
Basic education
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Mestrado Profissional em Matemática
Citação: FERREIRA, Leandro Oliveira. Conhecimentos evidenciados por docentes licenciados em matemática relativos ao conteúdo e ao ensino de funções. 2025. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22433
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEANDRO_OLIVEIRA_FERREIRA.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.