Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Carleane-
dc.contributor.authorCorreia, Elder Silva-
dc.date.accessioned2025-06-17T17:37:29Z-
dc.date.available2025-06-17T17:37:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOARES, C.; CORREIA, E. S. O uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem como ferramenta atrativa para o ingresso no curso de medicina do campus de Lagarto. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 15, n. 35, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17514/12784. Acesso em: 17 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2358-1425-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22460-
dc.description.abstractSince 2009 the Federal University of Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho, located in the city of Lagarto, uses the so-called active methodologies on Health Courses. This article aims to question a group of beginners in the Medical School (class 2021.1) about how the use of active methodologies was decisive in the choice of the course and Campus. To data collection, we interviewed students and conducted a document analysis, interpreted by discourse analysis approach. As a result, we identified in the participants' speeches that those methodologies were decisive in their choices and they believed that active methodologies will better prepare them for a new moment in Medicine, highlighting thatthe appealing based on the belief that they are capable of promoting the formation of a “distinguished” physician. Finally, we point out the need for a critical look on active methodologies in the sense that they can provide opportunities for educational participation, paradoxically, they can support the neoliberal logic.eng
dc.description.abstractDesde 2009, la Universidad Federal de Sergipe, Campus Universitario Profesor Antônio Garcia Filho, con sede en la ciudad de Lagarto, utiliza las llamadas metodologías activas en los cursos de salud. Este artículo tiene como objetivo cuestionar con un grupo de principiantes en el curso de medicina (clase 20021.1) cómo el uso de metodologías activas fue determinante para la elección del curso y del Campus. Para la producción de datos, aplicamos entrevistas e hicimos un análisis de documentos, siendo interpretados por la técnica de análisis del discurso. Como resultado, identificamos en los discursos de los participantes que estas metodologías fueron decisivas para sus elecciones y que creían que los prepararían mejor para un nuevo momento de la medicina, destacando así que su atractivo se basa en la creencia de que son capaces de promover la formación de un médico “diferenciado”. Por fin, señalamos la necesidad de una mirada crítica a las metodologías activas en el sentido de que pueden brindar espacios de participación educativa, paradójicamente, pueden encontrarse con la lógica neoliberal.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_BR
dc.subjectCampus de Lagartopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectMedicinapor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectLagarto Campuseng
dc.subjectMedicineeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectEnseñanza-aprendizajespa
dc.subjectMetodologías activasspa
dc.titleO uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem como ferramenta atrativa para o ingresso no curso de medicina do campus de Lagartopt_BR
dc.title.alternativeThe use of active teaching-learning methodologies as an appealing tool for admission to the medical school in Lagarto campuseng
dc.title.alternativeEl uso de metodologías activas de enseñanza-aprendizaje como herramienta atractiva para el ingreso a la curso de medicina en el campus de Lagartospa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoDesde 2009, a Universidade Federal de Sergipe, Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, localizado no Município de Lagarto, utiliza as chamadas metodologias ativas nos cursos da área de saúde. Este artigo objetiva interpelar junto a um grupo dealunos iniciantes no curso de medicina (turma 20021.1) o quanto a utilização das metodologias ativas foi decisiva para a escolha do curso e do Campus. Para a produção dos dados, aplicamos entrevista e fizemos uma análise documental, sendo interpretados pela técnica da análise de discurso. Como resultado identificamos nas falas dos participantes que essas metodologias foram decisivas para suas escolhas e que acreditavam que elas irão prepará-los melhor para um novo momento da medicina, destacando assim sua atratividade se passa na crença de que são capazes de promover a formação de um médico “diferenciado”. Por fim, sinalizamos a necessidade de um olhar crítico em relação às metodologias ativas no sentido de que elas podem oportunizar uma participação educativa, paradoxalmente podem atender à lógica neoliberal.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MetodologiasAtivasEnsinoAprendizagemMedicina.pdf399,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.