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dc.contributor.authorAguiar, Niliane Cunha de-
dc.contributor.authorPereira, Sara Dantas Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-17T17:58:30Z-
dc.date.available2025-06-17T17:58:30Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.citationAGUIAR, N. C.; PEREIRA, S. D. O. A leitura infantil na perspectiva da ciência da informação brasileira: análise bibliométrica. Revista Cajueiro, Aracaju, v. 3, n. 2, p. 21-50, maio/nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/17538/12667. Acesso em: 17 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2595-9379-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22462-
dc.description.abstractThe present search approaches the scientific production about children's reading in the Reference Database of Journal Articles in Information Science (BRAPCI). Its general objective is to verify in the aforementioned specialized database the existence of Brazilian scientific articles alluding to children's reading, as well as children's informational competence. With regard to methodology, the research is classified as exploratory, descriptive and quantitative, with a bibliometric character. It was noticed that BRAPCI has an inexpressive amount of articles alluding to children's reading. It was concluded that it is up to professionals and researchers in the field of Information Science to be interested in the subject to increase scientific productions that take into account the benefits that will be obtained for the development of literary literacy and children's informational competence.eng
dc.description.abstractEl presente trabajo aborda la producción científica sobre lectura infantil en la Base de Datos de Referencia de Artículos de Revistas en Ciencias de la Información (BRAPCI). Tiene como objetivo general verificar en la citada base de datos especializada la existencia de artículos científicos brasileños que aluden a la lectura infantil, así como la competencia informacional de los niños. En cuanto a la metodología, la investigación se clasifica en exploratoria, descriptiva y de carácter bibliométrico cuantitativo. Se notó que BRAPCI tiene una cantidad inexpresiva de artículos que aluden a la lectura infantil. Se concluyó que corresponde a los profesionales e investigadores del campo de las Ciencias de la Información interesarse por el tema incrementar las producciones científicas que tengan en cuenta los beneficios que se obtendrán para el desarrollo de la alfabetización literaria y la competencia informacional de los niños.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações (PLENA); Universidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Cajueiropt_BR
dc.subjectLeitura infantilpor
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectCompetência informacional infantilpor
dc.subjectChildren's readingeng
dc.subjectInformation scienceeng
dc.subjectChildren's information competenceeng
dc.subjectLectura infantilspa
dc.subjectCiencias de la informaciónspa
dc.subjectCompetencia informativa infantilspa
dc.titleA leitura infantil na perspectiva da ciência da informação brasileira: análise bibliométricapt_BR
dc.title.alternativeChildren's reading from the perspective of brazilian information science: bibliometric analysiseng
dc.title.alternativeLa lectura infantil en la perspectiva de la ciência de la informacíon brasileña: análisis bibliométricospa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a produção científica acerca da leitura infantil na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Tem como objetivo geral verificar na referida base de dados especializada a existência de artigos científicos brasileiros alusivos à leitura infantil, assim como na competência informacional infantil. No que se refere a metodologia, a pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e quantitativa de caráter bibliométrico. Percebeu-se que a BRAPCI possui uma quantidade inexpressiva de artigos alusivos à leitura infantil. Concluiu-se que cabe aos profissionais e pesquisadores da área de Ciência da Informação se interessar pela temática para aumentar as produções científicas que levem em consideração os benefícios que serão obtidos para o desenvolvimento do letramento literário e da competência informacional infantil.pt_BR
dc.description.localAracajupt_BR
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