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dc.contributor.authorSantos, Gabriela Faria-
dc.date.accessioned2025-06-25T11:38:33Z-
dc.date.available2025-06-25T11:38:33Z-
dc.date.issued2025-05-28-
dc.identifier.citationSantos, Gabriela Faria. Centros de Educação Ambiental (CEAs) : um panorama atual no Brasil. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22477-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCentros de Educação Ambiental (CEA)por
dc.subjectEconomia socioambientalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectPreservação ambientalpor
dc.titleCentros de Educação Ambiental (CEAs) : um panorama atual no Brasilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoOs Centros de Educação Ambiental (CEAs) são espaços de Educação Ambiental não formal que possuem um grande potencial, devido à ampla capacidade de articulação com a comunidade e à diversidade de ações voltadas à conscientização socioambiental. Além de serem espaços de reflexão e aprendizado, proporcionam momentos de recreação, descanso e contato com a natureza. Devido a sua importância, o presente estudo teve como objetivo apresentar um panorama dos CEAs no Brasil, com o intuito de compreender como essas instituições vêm se desenvolvendo ao longo do país. A pesquisa foi realizada a partir de informações disponíveis na internet, das instituições de CEA que tiveram atualizações entre os anos de 2014 e 2024. Esse marco temporal foi utilizado, pois entendemos que se o centro não teve atualizações dentro de 10 anos, é porque provavelmente não está mais em funcionamento. Foram construídas categorias a priori para análise situacional e mapeamento das atividades desenvolvidas nos centros encontrados, para que pudéssemos compreender o cenário atual dos mesmos no Brasil. Com isso, identificamos 225 instituições classificadas como CEAs. Se compararmos com o cenário encontrado no início dos anos 2000, onde havia apenas 101 instituições de CEAs, notamos que houve um avanço significativo na implementação de centros no país. No entanto, apesar do avanço, foi possível identificar que os centros necessitam de muitos investimentos tanto na sua estrutura e infraestrutura, quanto na sistematização e articulação, para que possam fortalecer e ampliar seu alcance, e se consolidarem como agentes de mudança socioambiental, contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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