Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22565
Tipo de Documento: Monografia
Título: Formação docente em História na UFS : uma análise curricular e as contribuições do Programa Licenciandos(as) na Escola – PROLICE
Autor(es): Gonçalves, Lucas Correia
Data do documento: 11-Abr-2025
Orientador: Zaluski, Jorge Luiz
Resumo: O presente trabalho é um estudo do currículo do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Federal de Sergipe, tendo como base para a pesquisa o seu Projeto Político de Curso. Para além disso, a importância das políticas de formação docente para graduação de novos professores também é parte fundamental dessa análise. No primeiro momento, foi realizada uma reflexão acerca do significado e das teorias do currículo, conforme visto em Gabriel (2019) e Silva (1999), com intuito de enquadrar essa pesquisa dentro do campo de estudo de currículo e apresentar as questões que a norteiam. Na sequência, apresentou-se a metodologia utilizada para sua construção, destacando ferramentas como a Heurística, a Hermenêutica e a Análise do Discurso. Por conseguinte, fora estudado o Projeto Político do curso de história da UFS em diálogo com autores como Caími (2006), Cerri (2009, 2020), Julien (2011), Freitas e Oliveira (2013) e Monteiro e Penna (2013). Feito isso, realizou-se a apresentação do Programa Licenciandos (as) e do núcleo de trabalho “Invertendo a Sala de Aula em História” a partir da documentação oficial do programa e das publicações anuais de relatos de experiência dos discente. Por fim, analisou-se as práticas pedagógicas realizadas pelos dos membros do núcleo supracitado, presentes nos relatos de experiência, em diálogo com as ideias de Bittencourt (2008), Cellard (2008), Martins (2019) e Rüsen (2001).
Abstract: The present study examines the curriculum of the Bachelor's Degree in History at the Federal University of Sergipe with teaching certification, using its Political Course Project as the basis for research. Furthermore, the importance of teacher training policies for the graduation of new educators is also a fundamental part of this analysis. Initially, a reflection was conducted on the meaning and theories of the curriculum, as discussed in Gabriel (2019) and Silva (1999), aiming to situate this research within the field of curriculum studies and present the guiding questions. Subsequently, the methodology used for its development was outlined, highlighting tools such as Heuristics, Hermeneutics, and Discourse Analysis. Following this, the Political Course Project of the History program at UFS was examined in dialogue with authors such as Caími (2006), Cerri (2009, 2020), Julien (2011), Freitas and Oliveira (2013), and Monteiro and Penna (2013). Afterward, the "Programa Licenciando (as) nas Escolas” and the workgroup "Invertendo a Sala de Aula em História" were introduced, based on official program documentation and annual publications of students' experience reports. Finally, an analysis was conducted on the pedagogical practices carried out by the members of the aforementioned workgroup, as documented in the experience reports, in dialogue with the ideas of Bittencourt (2008), Cellard (2008), Martins (2019), and Rüsen (2001).
Palavras-chave: História
Ensino superior (UFS)
Currículo
Ensino de história
Formação docente
Programa Licenciandos(as) na Escola (PROLICE)
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Curriculum
History teaching
Teacher preparation
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citação: Gonçalves, Lucas Correia. Formação docente em História na UFS : uma análise curricular e as contribuições do Programa Licenciandos(as) na Escola – PROLICE. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22565
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas_Correia_Goncalves.pdf344,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.