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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22572
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Maria Letícia dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T13:23:04Z | - |
dc.date.available | 2025-06-30T13:23:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Maria Letícia dos. Tecendo saberes : uma proposta de sequência didática para o ensino de cultura afro-brasileira a partir da arte têxtil africana. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22572 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | Didática (Ensino) | por |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | por |
dc.subject | Arte têxtil africana | por |
dc.title | Tecendo saberes : uma proposta de sequência didática para o ensino de cultura afro-brasileira a partir da arte têxtil africana | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Aaron Sena Cerqueira | - |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma abordagem pedagógica para a educação infantil que utiliza tecidos africanos principalmente o bogolan, kente e capulana como recursos didáticos para o ensino de história e cultura afro-brasileira, em conformidade com a Lei 10.639/03. Fundamentado em teóricos como Gomes (2017) e Munanga (2005), essa pesquisa vai destacar como esses tecidos podem ser utilizados como documentos culturais detentores de saberes e vivências ancestrais que vão desde a matemática até as artes e a história de resistência. Por meio de uma sequência didática lúdica que busca descolonizar o currículo tradicional, promover a valorização da diversidade nas escolas e combater o racismo estrutural na sociedade. Sendo assim, o objetivo final dessa pesquisa é propor a transformação da sala de aula em um espaço de reparação histórica, onde os alunos reconheçam a África como continente produtor de ciência, tecnologia e arte desde a primeira infância, o que facilitará a compreensão de debates posteriores. | pt_BR |
dc.publisher.department | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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