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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moreira Primo, Ueliton Santos (Org.) | - |
dc.contributor.author | Barros, Victor Hugo Lima (Org.) | - |
dc.contributor.author | Santana, Roberta Lino (Org.) | - |
dc.contributor.author | Leal, Yasmim Ferreira (Org.) | - |
dc.contributor.author | França, Dalila Xavier de (Org.) | - |
dc.contributor.author | Lima, Marcus Eugênio Oliveira (Org.) | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T21:44:13Z | - |
dc.date.available | 2025-06-30T21:44:13Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22596 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.subject | Pessoas com deficiência | por |
dc.subject | Condições sociais | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Preconceitos | por |
dc.subject | Aspectos sociais | por |
dc.subject | Capacitismo | por |
dc.title | Capacitismo na escola: protocolo de atuação e combate | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este protocolo foi desenvolvido no âmbito do Observatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES) e surge da urgente necessidade de enfrentar e combater o capacitismo nos ambientes escolares. O capacitismo é uma questão que fere os direitos humanos e exige um esforço conjunto de toda a comunidade escolar e sociedade para o seu enfrentamento. Este material visa fornecer uma maior compreensão sobre o tema, bem como estratégias práticas para criar um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso, livre dos preconceitos. Neste material, apresentamos o conceito de capacitismo, suas principais formas de expressão na sociedade e no ambiente escolar, bem como os impactos desse fenômeno na saúde mental e na aprendizagem escolar dos estudantes, destacando a urgente necessidade de intervenção. O combate ao capacitismo exige compromisso, conhecimento e ação conjunta de toda a escola. Por isso, neste protocolo são apresentados os papéis dos atores escolares para a criação de um ambiente seguro e inclusivo para todas as pessoas em sua pluralidade. Além disso, apresentamos políticas e práticas que podem ser implementadas pelos profissionais da comunidade escolar para promover o respeito e a inclusão da diversidade, bem como discutimos maneiras pelas quais os educadores, pais e responsáveis podem colaborar com a escola para garantir um ambiente seguro e respeitoso para os estudantes e para todos que compõem a comunidade escolar. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Observatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPS - Livros e capítulos de livros OPPES - Publicações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CapacitismoEscolaProtocoloAtuacaoCombate.pdf | 19,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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