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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira Primo, Ueliton Santos (Org.)-
dc.contributor.authorBarros, Victor Hugo Lima (Org.)-
dc.contributor.authorSantana, Roberta Lino (Org.)-
dc.contributor.authorLeal, Yasmim Ferreira (Org.)-
dc.contributor.authorFrança, Dalila Xavier de (Org.)-
dc.contributor.authorLima, Marcus Eugênio Oliveira (Org.)-
dc.date.accessioned2025-06-30T21:44:13Z-
dc.date.available2025-06-30T21:44:13Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22596-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectPessoas com deficiênciapor
dc.subjectCondições sociaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPreconceitospor
dc.subjectAspectos sociaispor
dc.subjectCapacitismopor
dc.titleCapacitismo na escola: protocolo de atuação e combatept_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste protocolo foi desenvolvido no âmbito do Observatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES) e surge da urgente necessidade de enfrentar e combater o capacitismo nos ambientes escolares. O capacitismo é uma questão que fere os direitos humanos e exige um esforço conjunto de toda a comunidade escolar e sociedade para o seu enfrentamento. Este material visa fornecer uma maior compreensão sobre o tema, bem como estratégias práticas para criar um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso, livre dos preconceitos. Neste material, apresentamos o conceito de capacitismo, suas principais formas de expressão na sociedade e no ambiente escolar, bem como os impactos desse fenômeno na saúde mental e na aprendizagem escolar dos estudantes, destacando a urgente necessidade de intervenção. O combate ao capacitismo exige compromisso, conhecimento e ação conjunta de toda a escola. Por isso, neste protocolo são apresentados os papéis dos atores escolares para a criação de um ambiente seguro e inclusivo para todas as pessoas em sua pluralidade. Além disso, apresentamos políticas e práticas que podem ser implementadas pelos profissionais da comunidade escolar para promover o respeito e a inclusão da diversidade, bem como discutimos maneiras pelas quais os educadores, pais e responsáveis podem colaborar com a escola para garantir um ambiente seguro e respeitoso para os estudantes e para todos que compõem a comunidade escolar.pt_BR
dc.publisher.initialsObservatório Permanente dos Preconceitos nas Escolas de Sergipe (OPPES); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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OPPES - Publicações

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