Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, José Henrique Dos Santos-
dc.date.accessioned2025-07-01T12:14:44Z-
dc.date.available2025-07-01T12:14:44Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.identifier.citationSilva, José Henrique Dos Santos. Avifauna do sertão sergipano : proposta de intervenção no ensino de ciências e biologia por meio da produção de uma sequência didática. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22602-
dc.description.abstractThis research proposes an intervention in teaching through the creation of a didactic sequence (DS), that is, a specific order and/or logical succession of activities. This DS was structured and based on didactic materials aimed at scientific literacy. The teacher will use this sequence in science and biology classes, specifically addressing knowledge objects related to biodiversity, focusing on birds of the Columbidae family in the Caatinga biome. The DS was structured into three main stages: a bird identification class and class diagnosis through a folder; interaction with various environments through a field trip; and conclusion with a case study activity and simulated jury. The use of the folder will allow students to assimilate scientific knowledge in parallel with popular and prior knowledge. The field trip will provide immersion in ecosystems, especially in the bird family in question, promoting a deeper understanding of the subject and local issues. In the final stage, the focus will be on critical thinking skills and argumentation, through the case study and simulated jury, stimulating multifaceted discussions on the topic. Thus, it is expected that the application of this sequence will promote the process of scientific literacy (SL), address socioscientific issues (SSI), and teaching through argumentation (TAA), providing academic and personal development of students through awareness of the theme and consolidation of learning.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectFamília Columbidaepor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectEnsino (Argumentação)por
dc.subjectQuestões sociocientíficaspor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectFamily Columbidaeeng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectArgumentative teachingeng
dc.subjectSocioscientific issueseng
dc.subjectDidactic materialeng
dc.titleAvifauna do sertão sergipano : proposta de intervenção no ensino de ciências e biologia por meio da produção de uma sequência didáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel Júnior, Clívio-
dc.description.resumoEsta pesquisa propôs uma intervenção no ensino por meio da criação de uma sequência didática (SD) ou seja uma ordem específica e/ou sucessão lógica de atividades. Esta SD foi estruturada e embasada em materiais didáticos voltados para a alfabetização científica. O docente utilizará essa sequência em aulas de ciências e biologia, abordando especificamente objetos do conhecimento relacionados à biodiversidade, com foco nas aves da Família Columbidae da Caatinga. A SD foi estruturada em três etapas principais: aula de identificação de aves e diagnóstico da turma por meio de um folder; interação com diversos ambientes através de uma aula de campo; e conclusão com uma atividade de estudo de caso e júri simulado. A utilização do folder permitirá aos alunos a assimilação de conhecimentos científicos em paralelo ao conhecimento popular e prévio. A aula de campo proporcionará uma imersão nos ecossistemas, especialmente na família de aves em questão, promovendo uma compreensão mais profunda do assunto e das problemáticas locais. Na última etapa, o enfoque será nas noções de senso crítico e na defesa de argumentos, por meio do estudo de caso e júri simulado, estimulando discussões multifacetadas sobre o tema abordado. Dessa forma, espera-se que a aplicação desta sequência promova o processo de alfabetização científica (AC), trata de questões sociocientíficas (QSCs) relacionadas e ensino por argumentação (EPA), proporcionando o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes através da sensibilização sobre a temática e consolidação do aprendizado.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose_Henrique_Santos_Silva.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.