Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jessica Souza Santana-
dc.date.accessioned2025-07-03T14:11:54Z-
dc.date.available2025-07-03T14:11:54Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22627-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEstratégias linguísticas para o desenvolvimento da consciência sintática dos períodos complexos adverbiais em narrativaspt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCrônicas narrativaspor
dc.subjectMódulo didáticopor
dc.subjectSintáticapor
dc.subjectPeríodos adverbiaispor
dc.titleConectados: adolescência e os desafios da era digital/ leituras, reflexão e produção de crônicas narrativas para a formação da consciência sintática dos períodos complexos adverbiaispt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitag, Raquel Meister Ko.-
dc.description.resumoEste módulo didático nasce no âmbito do PROFLETRAS, como uma proposta de intervenção pedagógica inspirada em trabalhos que vêm consolidando o ensino de gramática sob uma abordagem reflexiva e funcional. A investigação aqui apresentada está vinculada ao Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS) e dialoga com pesquisas realizadas no âmbito do PROFLETRAS, as quais defendem que o ensino de gramática deve estar articulado à produção de sentidos, à reflexão sobre os usos da língua e à valorização das variedades linguísticas. Como proposta de intervenção é destinada aos alunos do 9o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Getúlio Vargas, localizada no Povoado Cajazeiras, e da Escola Governador Waldir Pires, localizada em Heliópolis-BA. O objetivo é apresentar atividades focadas no desenvolvimento da consciência sintática, especialmente na construção de períodos complexos adverbiais em produções narrativas. Essas atividades buscam conectar o saber linguístico à prática escrita, incentivando a reflexão e a compreensão de como esse conhecimento contribui para a coesão textual.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA_SOUZA_SANTANA_SILVA-CadernoPedagogico.pdf16,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.