Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22627
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jessica Souza Santana | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-03T14:11:54Z | - |
dc.date.available | 2025-07-03T14:11:54Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22627 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Estratégias linguísticas para o desenvolvimento da consciência sintática dos períodos complexos adverbiais em narrativas | pt_BR |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Crônicas narrativas | por |
dc.subject | Módulo didático | por |
dc.subject | Sintática | por |
dc.subject | Períodos adverbiais | por |
dc.title | Conectados: adolescência e os desafios da era digital/ leituras, reflexão e produção de crônicas narrativas para a formação da consciência sintática dos períodos complexos adverbiais | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitag, Raquel Meister Ko. | - |
dc.description.resumo | Este módulo didático nasce no âmbito do PROFLETRAS, como uma proposta de intervenção pedagógica inspirada em trabalhos que vêm consolidando o ensino de gramática sob uma abordagem reflexiva e funcional. A investigação aqui apresentada está vinculada ao Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS) e dialoga com pesquisas realizadas no âmbito do PROFLETRAS, as quais defendem que o ensino de gramática deve estar articulado à produção de sentidos, à reflexão sobre os usos da língua e à valorização das variedades linguísticas. Como proposta de intervenção é destinada aos alunos do 9o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Getúlio Vargas, localizada no Povoado Cajazeiras, e da Escola Governador Waldir Pires, localizada em Heliópolis-BA. O objetivo é apresentar atividades focadas no desenvolvimento da consciência sintática, especialmente na construção de períodos complexos adverbiais em produções narrativas. Essas atividades buscam conectar o saber linguístico à prática escrita, incentivando a reflexão e a compreensão de como esse conhecimento contribui para a coesão textual. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JESSICA_SOUZA_SANTANA_SILVA-CadernoPedagogico.pdf | 16,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.