Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Luana de Jesus-
dc.date.accessioned2025-07-03T15:39:19Z-
dc.date.available2025-07-03T15:39:19Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.identifier.citationLIMA, Luana de Jesus. Acompanhamento pedagógico e seus impactos na permanência e adaptação acadêmica dos ingressantes em química licenciatura – Campus Prof. Alberto Carvalho. 2025. 58 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22629-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAcompanhamento pedagógicopor
dc.subjectPermanência no cursopor
dc.subjectTransição para o ensino superiorpor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopor
dc.titleAcompanhamento pedagógico e seus impactos na permanência e adaptação acadêmica dos ingressantes em química licenciatura – Campus Prof. Alberto Carvalhopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nobre, Ivy Calandreli-
dc.description.resumoO presente trabalho, buscou compreender como a participação nos grupos de estudos do Acompanhamento Pedagógico pode influenciar na permanência e desenvolvimento acadêmico dos estudantes do curso de Química Licenciatura do Campus Professor Alberto Carvalho. Essa pesquisa é de caráter qualitativo, os dados foram coletados no período de dezembro de 2024 a janeiro de 2025, por meio do questionário via google forms, desenvolvido com 12 estudantes que ingressaram na universidade no semestre 2022.2 e 2023.1 e participaram dos grupos de estudo do Acompanhamento Pedagógico, ofertado pelo curso de Química. Foi possível observar através das respostas dos participantes que o grupo de estudo contribuiu para a sua adaptação e permanência no curso, visto como um espaço para aprender a se tornar estudante, superar os desafios da transição do Ensino Médio e a melhoria no entendimento dos conteúdos base para sua graduação. Através das afirmações dos participantes mostraram que os estudos em ciclos de colegas contribuíram para a construção de amizade e a integração no meio social, que promoveram melhorias no desempenho no curso.pt_BR
dc.publisher.departmentDQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luana_Jesus_Lima.pdf973,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.