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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Lais de Jesus-
dc.date.accessioned2025-07-03T16:09:30Z-
dc.date.available2025-07-03T16:09:30Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Lais de Jesus. Percepção docente referente às ações inclusivas no âmbito das necessidades educativas especiais. 2025. 49 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22630-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.titlePercepção docente referente às ações inclusivas no âmbito das necessidades educativas especiaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Moacir dos Santos-
dc.description.resumoA cada dia, surgem novos paradigmas para educação, especialmente para uma educação inclusiva e de equidade. O número de pesquisas sobre a educação inclusiva vem crescendo a cada dia, principalmente no que tange à acessibilidade, adaptação de materiais, as avaliações, metodologias, entre outros. Este trabalho aborda relatos de docentes do ensino superior sobre a Educação Inclusiva com o objetivo de analisar a percepção destes sobre as ações inclusivas no âmbito das necessidades educativas especiais. Os participantes foram docentes do Campus Universitário no Agreste Sergipano. O estudo foi realizado utilizando um método qualitativo de análise, por meio de aplicação de um questionário, além de questões objetivas baseadas na escala de Likert. O questionário foi validado e aplicado, e a confiabilidade da escala de Likert foi avaliada estatisticamente por meio do coeficiente alfa de Cronbach. Ao todo, foram obtidas 18 respostas dos docentes da universidade. Os dados coletados foram analisados com base no referencial teórico de Bardin, e foram organizados em categorias e relatos para facilitar a interpretação e compreensão dos resultados. A análise revelou que a maioria dos docentes possui conhecimento sobre a educação inclusiva, no entanto, durante sua formação inicial, não tiveram acesso a disciplinas que abordassem esse tema. Além disso, grande parte dos respondentes afirmou que a Universidade não oferece suporte adequado para capacitações, e muitos relataram não saber acolher didaticamente alunos com NEE. No que se refere à acessibilidade, a maior parte dos docentes considera que a Universidade ainda possui estrutura limitada para atender alunos com deficiência. Foi identificado que os cursos de capacitação ocorrem principalmente por meio do portal “Capacite-se”, sendo que, quando oferecidos presencialmente, ocorrem no campus sede, distante do local de trabalho da maioria dos docentes. Diante desse cenário, torna-se necessário fornecer formação continuada para todos os docentes da instituição, bem como oferecer cursos e capacitações presenciais no próprio ambiente de trabalho, de modo a garantir uma melhor preparação para o atendimento de alunos com NEE.pt_BR
dc.publisher.departmentDQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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