Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22643
Tipo de Documento: Artigo
Título: Entrelace analítico como metodologia de pesquisa em educação no paradigma emergente
Título(s) alternativo(s): Analytical entwining as a research methodology in education in the emerging paradigm
Entrelazamiento analítico como metodología de investigación en el paradigma emergente
Autor(es): Boa Sorte, Paulo
Santos, Jefferson do Carmo Andrade
Santos, Allessandra Elisabeth dos
Silva, Laila Gardênia Viana
Silva, Nayara Stefanie Mandarino
Data do documento: 2023
Resumo: A separação entre pesquisador, aquele que teoriza, e professor, o que coloca as teorias em prática, tem sido questionada nos contextos de pesquisa em educação e ciências humanas, há muito tempo. O professor pode ser teorizador de sua própria prática, reconhecendo o valor do conhecimento daqueles que atuam nas salas de aula. Alinhada a esse argumento está a Pesquisa Docente (do inglês, Teacher Research), que trata de professores-pesquisadores, fundamentada na redefinição das relações estabelecidas entre pesquisa e ensino, de modo que ambas não sejam dissociadas (Freeman, 1998). Este estudo descreve as etapas da Pesquisa Docente, os possíveis instrumentos de coleta de dados e propõe ampliar seus procedimentos de análise por meio do entrelaçamento com a metodologia de análise chamada Processo de Codificação de Auerbach e Silverstein (2003). Dessa forma, este artigo objetiva apresentar o Entrelace Analítico como uma metodologia de pesquisa em educação proposta pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (TECLA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Abstract: The distinction between the researcher, the one whotheorizes, and the teacher, who puts theories into practice, has long been questioned in the contexts of research in Education and the Humanities. In this sense, the teacher can be a theorist of theirown practice recognizing the value of knowledge of those who work in classrooms. Aligned with this argument is Teacher research. Thisapproachstatesthat there are teacher-researchers underpinned on the redefinition of the relations established between research and teaching, so that both are not dissociated (Freeman, 1998). Thestudy describes the stages in Teacher Research, possible instruments of data collection, and it proposes to expand its analysis procedures through intertwining with the method of analysis called Coding Process (Auerbach; Silverstein, 2003). Therefore, this article aims to presentAnalytical Entwining as a research methodology in education proposed by the research group Technologies, Education, and Applied Linguistics (TECLA), from the Federal University of de Sergipe (UFS).
La separación entre el investigador, el que teoriza, y el profesor, lo que pone en práctica las teorías, ha sido cuestionada en los contextos de investigación en Educación y Ciencias Humanas desde hace mucho tiempo. El profesor puede ser un teórico de su propia práctica, reconociendo el valor del conocimiento de aquellos que trabajan en las aulas. Alineado con este argumento se encuentra la Investigación Docente, que trata con profesores-investigadores y se fundamenta en la redefinición de las relaciones establecidas entre la investigación y la enseñanza, de manera que ambas no se disocien (Freeman, 1998). Este artículo describe las etapas de la Investigación Docente, los posibles instrumentos de recopilación de datos, y propone ampliar sus procedimientos de análisis mediante el entrelazamiento con la metodología de análisis llamada Proceso de Codificación de Auerbach y Silverstein (2003). Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo presentar el Entrelazamiento Analítico como una metodología de investigación en educación propuesta por el grupo de investigación Tecnologías, Educación y Lingüística Aplicada (TECLA), dela Universidad Federal de Sergipe (UFS).
Palavras-chave: Educação
Metodologia
Entrelace analítico
Education
Methodology
Analytical entwining
Educación
Metodología
Entrelazamiento analítico
ISSN: 2764-8028
Parte de : Revista Educação em Páginas
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq)
Citação: BOA SORTE, P. et al. Entrelace analítico como metodologia de pesquisa em educação no paradigma emergente. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, n. 2, p. 1-29, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/redupa/article/view/16124/9605. Acesso em: 4 jul. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22643
Aparece nas coleções:DLES - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EntrelaceAnaliticoMetodologiaPesquisa.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.