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Tipo de Documento: Monografia
Título: Desafios na trajetória acadêmica dos discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe
Título(s) alternativo(s): Challenges in the academic trajectory of Executive Secretariat students at the Federal University of Sergipe
Autor(es): Santos, Ionny Airam Carvalho Alves
Data do documento: 11-Mar-2025
Orientador: Sabino, Rosimeri Ferraz
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos que se configuram como dificuldades para os discentes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), buscando-se identificar os desafios enfrentados por esse público durante a formação. Corresponderam aos objetivos específicos: a) identificar o perfil do estudante do curso da UFS; b) verificar as dificuldades acadêmicas e socioemocionais percebidas pelos alunos e c) identificar elementos que surgem como desafios para inserção em estágios. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com análise qualitativa e quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de questionário aplicado a estudantes com matrícula ativa no curso. A pesquisa obteve cinquenta e três respondentes, indicando que os discentes são jovens adultos provenientes de famílias com renda limitada e de escolas públicas. As principais dificuldades enfrentadas por esse público são a situação financeira, sobrecarga de trabalho, deslocamento, compreensão de cálculos e línguas estrangeiras, problemas de adaptação acadêmica e obtenção de vagas para estágio. Esse cenário indica a necessidade de ampliação de bolsas de auxílio e parcerias para transporte, junto a cursos de nivelamento em cálculos e línguas estrangeiras. Ademais, é essencial oferecer maior suporte psicológico e promover convênios e oficinas direcionadas à orientação profissional e à obtenção de estágios.
Abstract: The goal of this study was to analyze the aspects that constitute difficulties for students in the Executive Secretariat program at the Federal University of Sergipe (UFS), in order to identify the challenges they face during their undergraduate program. The specific objectives were: a) to identify the profile of students in the program; b) to verify the academic or socio-emotional difficulties perceived by students and c) to identify elements that arise as challenges for placement in internships. This is a descriptive and exploratory study with qualitative and quantitative analysis, and data collected through a questionnaire applied to students actively enrolled in the program. The survey obtained 53 respondents, indicating that the students are young adults from families with limited income and from public schools. The main difficulties faced by this group had to do with finances, work overload, commuting, studying Math and Foreign Languages, academic adaptation, and internship vacancies. This scenario indicates the need to increase scholarships and partnerships for transportation, along with remedial courses in Math and foreign languages. Furthermore, it is essential to offer greater psychological support and promote partnerships and workshops aimed at instructing students on how to find internships as well as providing them with general professional guidance.
Palavras-chave: Secretariado executivo
Ensino superior (UFS)
Aspectos socioemocionais
Desafios
Graduação
Permanência estudantil
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Socioemotional aspects
Challenges
Graduation
Student retention
Executive secretariat
área CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santos, Ionny Airam Carvalho Alves. Desafios na trajetória acadêmica dos discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22651
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