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Tipo de Documento: Artigo
Título: O marketing científico digital aplicado ao Instagram oficial da Universidade Federal de Sergipe em referência à Covid-19
Título(s) alternativo(s): Digital scientific marketing applied to the official Instagram of the Federal University of Sergipe in reference to Covid-19
Autor(es): Santos, Maria Egleide Silva
Fialho, Janaina Ferreira
Paixão, Pablo Boaventura Sales
Data do documento: 2023
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise sobreo marketing científico digital como uma ferramenta para a popularização da ciência por meio da conta oficial do Instagram da Universidade Federal de Sergipe. Analisaram-se as publicações que abordaram assuntos referentes à Covid-19, no ano de 2020, totalizando 155. O objetivo dessa pesquisa é identificar, nas publicações do Instagram da UFS, ações de marketing científico digital que visam à popularização da ciência. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso único, utilizando-se de metodologia bibliográfica descritiva com abordagem quali-quantitativa e análise de conteúdo, segundo Laurence Bardin. Os resultados apontaram quatro categorias de conteúdos postados: suspensão deatividades, divulgação de ações de combate à Covid-19, divulgação de pesquisas da universidade e divulgação de parcerias. Em relação aos comentários sobre as postagens, quatro categorias emergiram: reclamação, reconhecimento, cobranças e negacionismo. Contata-se que a UFS utilizou o marketing científico digital para promover a popularização da ciência e buscou consolidar a imagem de credibilidade de seus pesquisadores.
Abstract: It presents an analysis of scientific digital marketing as a tool for the popularization of science through the official Instagram account of the Federal University of Sergipe. The publications that ad-dressed subjects related to Covid-19, in the year 2020, were analyzed, totaling 155. The objective of this research is to identify digital scientific marketing actions in UFS Instagram publications aimed at the popularization of science. The research was carried out through a single case study, using descrip-tive bibliographic methodology with a qualitative-quantitative approach and content analysis, ac-cording to Laurence Bardin. The results pointed to four categories of posted content: suspension of activities, dissemination of actions to com-bat Covid-19, dissemination of university research and partnerships. Regarding the comments on the posts, four categories emerged: complaint, acknowl-edgment, demands and denialism. It is reported that UFS used scientific digital marketing to promote the popularization of science and sought to consolidate the image of credibility of its researchers.
Palavras-chave: Covid-19
Instagram
Marketing científico digital
Popularização da ciência
Universidade Federal de Sergipe
Digital scientific marketing
Popularization of science
Federal University of Sergipe
ISSN: 2358-0763
Parte de : Ciência da Informação em Revista
Idioma: por
Instituição/Editora: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL)
Citação: SANTOS, M. E. S.; FIALHO, J. F.; PAIXÃO, P. B. S. O marketing científico digital aplicado ao Instagram oficial Universidade Federal de Sergipe em referência à Covid-19. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 10, n. 1/3, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15499/11060. Acesso em: 7 jul. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22657
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