Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22665
Tipo de Documento: Artigo
Título: A formação de professor na educação a distância: tensões e desafios
Título(s) alternativo(s): The teacher training in distance education: tensions and challenges
La formación docente en educación a distancia: tensiones y desafíos
Autor(es): Lima, Jhonatas Isac Pereira
Romão, Eliana Sampaio
Data do documento: Abr-2023
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação vêm sendo cada vez mais utilizadas nas instituições de ensino na sociedade contemporânea. A educação a distância (EaD), desfruta de tais dispositivos para aplicação na modalidade de ensino. No entanto, observam-se diversos desafi os existentes na sua implementação e uso. O presente texto discute resultados de pesquisa bibliográfi ca, com cunho qualitativo, além disso, se valendo da aplicação de questionário aos coordenadores e alunos do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A fundamentação teórica e fontes apoiam-se particularmente em autores como Freire (1996), Vasconcelos (2017), Romão (2020) e Censo da Educação Superior 2019. Os resultados encontrados demostram que: o ensino à distância redimensiona o espaço geográfico. Apesar das barreiras existentes no ensino a distância vem como alternativa contemporânea para muitos que têm o direito de acesso ao ensino superior. Flexibilidade de planejamento e organização individual dos alunos no exercício tanto quanto possível de autonomia são princípios positivos. Dessa forma, é mister realizar estudos dessa natureza para entender e divulgar os limites e possiblidades da EAD para centenas de alunos que têm nesta modalidade sua única chance de evoluir nos estudos.
Abstract: Information and communication technologies have been increasingly used in educational institutions in contemporary society. The distance education (DE), enjoys such devices for application in the teaching modality. However, there are several challenges in its implementation and use. The present text discusses the results of a bibliographic research, qualitative in nature, with the application of a questionnaire to coordinators and students of the Center for Higher Education at a Distance (CESAD) of the Federal University of Sergipe (UFS). The theoretical foundation and sources are particularly supported by authors such as Freire (1996), Vasconcelos (2017), Romão (2020) and Census of Higher Education 2019. The results found demonstrate that: distance education resizes the geographical space. Despite the existing barriers distance learning comes as a contemporary alterative for many who have the right to access higher education. Flexibility of planning and individual organization of students in the exercise of autonomy are positive principles. Thus, it is necessary to carry out studies of this nature to understand and disclose the limits and possibiliƟ es of DL for hundreds of students who have in this modality their only chance to evolve in their studies.
Las tecnologías de la información y la comunicación han sido cada vez más utilizadas en las instituciones educativas de la sociedad contemporánea. La educación a distancia (EAD), disfruta de tales dispositivos para su aplicación en la modalidad de enseñanza. Sin embargo, existen varios desafíos en su implementación y uso. El presente texto discute los resultados de una investigación bibliográfica, con carácter cualitativo, también haciendo uso de la aplicación de un cuestionario a los coordinadores y estudiantes del Centro de Educación Superior a Distancia (CESAD) de la Universidad Federal de Sergipe (UFS). La fundamentación teórica y las fuentes se apoyan particularmente en autores como Freire (1996), Vasconcelos (2017), Romão (2020) y Censo de Educación Superior 2019. Los resultados encontrados demuestran que: la educación a distancia redimensiona el espacio geográfico. A pesar de las barreras existentes la educación a distancia se presenta como una alterativa contemporánea para muchos que tienen el derecho de acceder a la educación superior. La flexibilidad de la planificación y la organización individual de los estudiantes en el ejercicio tanto como sea posible de la autonomía son principios positivos. Así, es necesario realizar estudios de esta naturaleza para comprender y divulgar los límites y posibilidades de la EAD para centenas de estudiantes que tienen en esta modalidad su única oportunidad de evolucionar en sus estudios.
Palavras-chave: Educação a distância
Ensino superior
Tecnologia da informação e comunicação
Distance education
Higher education
Information and communication technology
Educación a distancia
Educación superior
Tecnologías de la información y la comunicación
ISSN: 2176-171X
Parte de : Revista EDaPECI
Idioma: por
Instituição/Editora: Centro de Educação e Ciências Humanas e Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe
Citação: LIMA, J. I. P.; ROMÃO, E. S. A formação de professor na educação a distância: tensões e desafios. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 23, n. 1, p. 4-13, jan./abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/17752/13736. Acesso em: 9 jul. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22665
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormacaoProfessorEducacaoDistancia.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.