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dc.contributor.authorBaloi, Bento Paulo-
dc.date.accessioned2025-07-16T18:19:42Z-
dc.date.available2025-07-16T18:19:42Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationBALOI, Bento Paulo. Possibilidades da educação da Machamba na perspectiva da educação em ciências intercultural em uma escola moçambicana. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22702-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMoçambiquepor
dc.subjectEstudo e ensino de ciênciaspor
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectEducação multiculturalpor
dc.subjectEducação bilínguepor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectEducação da Machambapor
dc.subjectEducação escolar em Moçambiquepor
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectIntecultural educationeng
dc.subjectMachamba educationeng
dc.subjectSchool education in Mozambiqueeng
dc.titlePossibilidades da educação da Machamba na perspectiva da educação em ciências intercultural em uma escola moçambicanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Edinéia Tavares-
dc.description.resumoEste texto de dissertação tem como objetivo compreender as relações entre ausência/presença das especificidades (identidades, realidades e conhecimentos) dos estudantes da machamba moçambicana na proposta pedagógica da educação em Ciências, desenvolvida no ano letivo de 2022, em uma escola pública secundária moçambicana – Escola Secundária de Chicualacuala, localizada na província de Gaza, Vila Eduardo Mondlane no bairro “A”. A pesquisa apresenta uma abordagem de natureza metodológica qualitativa, por ser um processo indutivo que visa compreender os fenómenos desde os mais simples até aos mais complexos e que no final são espelhados num funil, onde todos os dados recebidos são inspecionados num processo de baixo para cima. Ao escolher este tipo de pesquisa, recorremos como base os estudos de Bogdan e Bicklen (1994) em que a partir de investigação qualitativa obtemos dados descritivos no contacto direto do pesquisador com a situação estudada, preocupando se com o processo e não com o resultado. A análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Plano Curricular do Ensino Secundário (PCES) com enfoque ao 1o ciclo (área de Ciências) elaborado pelo Ministério da Educação de Moçambique, se basearam em Cellard (2012), considerando as seguintes dimensões: autenticidade e a confiabilidade do texto; natureza do texto; contexto e, por fim, analisamos os conceitos chaves e a lógica interna do texto. Este trabalho está fundamentado com base em Freire (1987), Lopes, et al (2019), Kilomba (2019), Bagno (1999), Castiano e Nguenha (2006), Timbane (2015), Quijano (2005) que denunciam o tipo da educação e o embaraço da educação moçambicana e, Hall (2006), Walsh (2009), Castiano (2010) e Oliveira e Candau (2010), anunciam a possibilidade do diálogo. Nesta pesquisa, foi notório que tanto o PPP quanto o PCES continuam mostrando uma exclusão no processo de ensino e aprendizagem para alunos (as) da periferia, a partir da inibição veemente da sua língua materna, uso do livro didático único e o distanciamento existente entre a realidade dos (as) alunos (as) com o inscrito no PPP. No PCES, as realidades são usadas como recurso pedagógico para facilitar a assimilação de conhecimentos, mas não se olha os saberes tradicionais como outro tipo de conhecimento. Porém, há sinais identificados nos dois documentos analisados, conjugado com as discussões sobre as vivências, conhecimentos tradicionais que mostram a possibilidade de encaminhamento para um diálogo entre conhecimento científico e conhecimento local no campo da educação em Ciências. A revitalização do currículo local que versa sobre as práticas desenvolvidas nas comunidades onde as escolas estão inseridas, e a reconsideração de uso de línguas maternas nas classes iniciais - inclusive como estratégia pedagógica do processo de ensino e aprendizagem -, pode ser o início da comunicação entre sujeitos de diferentes culturas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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