Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Bruna Santana de-
dc.contributor.authorLucena, Simone-
dc.date.accessioned2025-07-17T19:07:15Z-
dc.date.available2025-07-17T19:07:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, B. S.; LUCENA, S. Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 22, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/53506/44502. Acesso em: 17 jul. 2025pt_BR
dc.identifier.issn1809-3876-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22710-
dc.description.abstractThis article aims to present a co-created experience with pre-service teachers from a public university on fake news, post-truth and surveillance in social networks examining uninformative performances in the political, economic and social scenario in Brazil. Therefore, lessons were based on the research of: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. Overall, results showed that pre-service teachers had mobile devices, however, they were unaware offake news dissemination procedure. Due to this, those lessons were an opportunity to raise awareness of different ways of building critical education which fights against existing ambivalence on digital techonology networks.eng
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo presentar una experiencia co-creada con estudiantes de Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe sobre noticias falsas, posverdad y vigilancia en las redes con una mirada a las actuaciones (des)informales cruzadas en el escenario político, económico y social en Brasil. Para ello, las clases fueron guiadas por el marco abordado en este estudio, entre algunos de ellos se encuentran: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. En general, los resultados mostraron que los estudiantes tenían dispositivos móviles digitales, pero desconocían el proceso de difusión de noticias falsas, por lo que las clases sobre este contenido fueron una oportunidad para sensibilizar sobre formas de llevar a cabo una educación crítica dirigida a combatir las ambivalencias manifestadas en lo digital en red.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós Graduação de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.relation.ispartofRevista e-Curriculumpt_BR
dc.subjectAtos de currículopor
dc.subjectCulturas digitaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCurriculum actseng
dc.subjectDigital cultureseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectActos curricularesspa
dc.subjectCulturas digitalesspa
dc.subjectEducaciónspa
dc.titleCulturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake newspt_BR
dc.title.alternativeDigital cultures and curriculum acts in teaching education in fake news timeseng
dc.title.alternativeCulturas digitales y actos curriculares en la enseñanza de la formación en falsos tiempos de noticiasspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo apresentar uma experiência cocriada com os discentes de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe sobre fake news, pós-verdade e vigilância nas redes com um olhar para as performances (des)informais atravessadas no cenário político, econômico e social no Brasil. Para tanto, as aulas foram pautadas no referencial abordado nesse estudo, dentre alguns deles estão: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. De modo geral, os resultados mostraram que os discentes possuíam os dispositivos móveis digitais, mas desconheciam o processo de disseminação de notícias falsas, por isso, as aulas sobre esse conteúdo foram uma oportunidade de conscientizar formas de fazer a educação crítica voltada para o combate das ambivalências manifestadas no digital em rede.pt_BR
dc.description.localSão Paulopt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CulturasDigitaisFormacaoDocente.pdf587,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.