Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22711
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Guilherme Henrique da-
dc.contributor.authorLucini, Marizete-
dc.date.accessioned2025-07-17T19:35:09Z-
dc.date.available2025-07-17T19:35:09Z-
dc.date.issued2024-09-
dc.identifier.citationSILVA, G. H.; LUCINI, M. Práticas pedagógica: insurgências, resistências e afetos como políticas de vida. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 10, n. 34, p. 828-841, 2024. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/6171/4541. Acesso em: 17 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2447-0783-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22711-
dc.description.abstractThis article emerges from pedagogical insurgencies experienced in a course within the Doctorate in Education at the Federal University of Sergipe. It reflects on new possibilities in postgraduate teaching, challenging the Western model that separates body and mind, reason and emotion. With a decolonial approach, new ways of perceiving and inhabiting the world are explored. Based on the experiences of students and teachers, the "corazonar" movement is highlighted as a disruptive practice, breaking with hegemonic notions of knowledge and engaging with diverse wisdoms in the classroom and in life. The aspirations focus on building learning communities where every voice is valued, promoting student autonomy and guided by equity (hooks, 2017). It concludes that it is time for insurgency in Abya Yala, valuing the margins in educational debates, unlearning ingrained concepts, and recognizing the centrality of diverse wisdoms.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa Contexto e Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinarpt_BR
dc.subjectAprendizagem com recursos tecnológicospor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectIntegração curricularpor
dc.subjectNativos digitaispor
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectUndergraduate and postgraduate teachingeng
dc.subjectDecolonialityeng
dc.subjectCorazonarspa
dc.titlePráticas pedagógicas: insurgências, resistências e afetos como políticas de vidapt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices: insurgencies, resistances, and affections as life policieseng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo surge de insurgências pedagógicas vivenciadas em uma disciplina do Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe. Reflete sobre novas possibilidades no ensino da pós-graduação, desafiando o modelo ocidental que separa corpo e mente, razão e emoção. Com uma abordagem decolonial, explora-se novas maneiras de perceber e habitar o mundo. A partir das experiências de discentes e docentes, destaca-se o movimento "corazonar" como prática disruptiva, rompendo com os sentidos hegemônicos do conhecimento e dialogando sobre sabedorias diversas nas salas de aula e na vida. As aspirações centram-se na construção de comunidades de aprendizagem, onde cada voz é valorizada, promovendo a autonomia do educando e pautando-se pela equidade (hooks, 2017). Conclui-se que é tempo de insurgência em Abya Yala, valorizando as margens nos debates educacionais, desaprendendo conceitos arraigados e reconhecendo a centralidade das sabedorias diversas.pt_BR
dc.description.localMossorópt_BR
Aparece en las colecciones: DED - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PraticasPedagogicasInsurgenciasResistenciasAfetos.pdf1,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.